Revista do AviSite
A função do sistema imune é proteger o corpo das infecções expulsando ou contendo os patógenos nas superfícies corporais, pele, vísceras e mucosas, limpando ou processando as células danificadas e incitando a reparação tissular.
Para realizar sua função, o sistema imunológico da ave utiliza diferentes linhagens celulares, moléculas de reconhecimento dos agentes, fatores solúveis de sinalização, direcionamento e modulação da resposta imune bem como interage com outros sistemas, por exemplo, sistema neuro-endócrino e circulatório e com as mucosas do trato digestório e respiratório.
Quem explica sobre o tema é Eduardo Muniz - Gerente de Serviços ao Cliente da Zoetis, em texto publicado no “Caderno Técnico-Comercial – Doenças Imunossupressoras” da edição de abril da Revista do AviSite.
Segundo o autor, a ocorrência das doenças imunossupressoras exerce efeito devastador nos resultados zootécnicos dos lotes de aves comerciais, pois no moderno sistema de produção, onde os animais são criados em alta densidade populacional, as aves dependem constantemente da integridade do sistema imune para defender-se dos diversos agentes infecciosos presentes no ambiente.
Clique aqui e veja o trabalho de Eduardo Muniz, no “Caderno Técnico-Comercial – Doenças Imunossupressoras” da edição de abril da Revista do AviSite, no qual ele também fala sobre a POULVAC MAGNIPLEX, lançamento da Zoetis. Trata-se de uma vacina do tipo imuno-complexo, produzida pela mixagem, em proporções bem definidas, da exclusiva cepa V877 com anticorpos específicos contra a doença de Gumboro, produzidos em aves SPF para uso no incubatório tanto por via in ovo quanto subcutânea.