ABCS
Os participantes do XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS) vão escrever mais um capítulo da história do setor ao comemorar os 60 anos de lutas e conquistas da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) entre os dias 1 e 3 de julho de 2015, no Hotel Galé Cumbuco, no Ceará.
“A suinocultura brasileira passa, necessariamente, pelas seis décadas de trabalho da ABCS. No XVI SNDS, vamos poder comemorar esta rica história e planejar os nossos próximos passos como setor organizado, em uma edição muito especial e emoldurada em um local paradisíaco”, destaca o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Desde aquele 13 novembro de 1955, quando 48 produtores de diferentes estados se reuniram em Estrela, no Rio Grande do Sul, a suinocultura brasileira passou a contar com uma representação organizada, que se mostrou capaz de conduzir o setor, ainda pouco profissional na década de 1950, à posição de quarto maior do planeta e referência internacional de qualidade.
A cadeia suinícola superou inúmeros obstáculos desde então. Hoje, apresenta alguns dos melhores índices zootécnicos do mundo. Foi ameaçada pela concorrência dos óleos vegetais e se reinventou. Erradicou enfermidades, conquistou mercados, se tecnificou, eliminou preconceitos, ganhou em representatividade.
Mais recentemente, a ABCS, justamente no último SNDS, comprovou mais uma vez sua vocação de fomentar a união das lideranças da atividade e promoveu um “pacto” que transformou o quadro da suinocultura nos últimos três anos.
Na última edição, lideranças de todos os elos aproximaram-se e realizaram esforços conjuntos que, hoje, contribuem para importantes resultados. A união de produtores, empresas de insumos, frigoríficos e varejo permitiu avanços como mais representatividade política, maior visibilidade no mercado, conquistar consumidores, melhorar a produção, entre outros.
“Tenho certeza que a história da suinocultura brasileira seria muito menos exitosa se não houvesse a associação nacional para somar os esforços conjuntos e apontar caminhos. Relembrar essa linda história e aprender com ela é tornar o setor preparado para avançar”, comenta Lopes.
Conteúdo e lugar paradisíaco
As comemorações dos 60 anos da ABCS serão acompanhadas de conteúdo de excelência em eventos e painéis temáticos já definidos para o XVI SNDS. O evento começa na quarta-feira, dia 1º de julho, com a cerimônia de abertura que será seguida pela Conferência Magna e o Baile de Abertura.
No dia seguinte, o 1º painel terá como tema “O Desafio da Adaptabilidade: A suinocultura no mundo competitivo e sustentável”, no período da manhã, e o 2º painel “Atitudes empreendedoras: um diferencial no mercado contemporâneo” durante a tarde. Na manhã do dia 3 de julho, o último painel “Geração de valor: quando reinventar é preciso” encerra as apresentações.
Todo este conteúdo e celebração da história da ABCS e da suinocultura brasileira terão como palco um local especial. O Hotel Vila Galé Cumbuco, também chamado de “resort dos sonhos”, conta com estrutura excelente nas paradisíacas dunas da Costa dos Ventos, a apenas 33 Km do centro de Fortaleza, em um terreno de 100.000 m², na linda Praia de Cumbuco.
SERVIÇOS
XVI SNDS - Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
Data: 1 e 3 de julho
Local: Hotel Vila Galé Cumbuco – Fortaleza/CE
Mais informações: www.snds2015.com.br