Venda de carne suína de SC à Coreia do Sul pode começar em 2017

CarneTec

... que o país irá mesmo abrir o mercado à carne suína in natura catarinense.

A venda de carne suína do estado de Santa Catarina à Coreia do Sul deverá começar em 2017, considerando a estimativa mais recente dos sul-coreanos para a data de inspeções aos frigoríficos no Brasil, comunicada ao governo de SC na segunda-feira (11). O Governo do Estado de SC informou que o diretor da Agência de Quarentena Animal e Vegetal (Qia) da Coreia do Sul, Bong-Kyun Park, reafirmou que o país irá mesmo abrir o mercado à carne suína in natura catarinense, conforme anunciado em janeiro pelo governo brasileiro. No entanto, ele disse que técnicos sul-coreanos deverão fazer as inspeções nos produtores e frigoríficos catarinenses apenas em 2017.

O embaixador brasileiro na Coreia do Sul, Luis Fernando Serra, solicitou às autoridades locais que a inspeção sul-coreana ocorra ainda em 2016, o que o governo de SC também vai continuar buscando. “Agora, temos uma última etapa a vencer que é a visita e a inspeção nos nossos frigoríficos e, a partir daí, ampliar a geração de empregos e desenvolver ainda mais o estado”, disse o governador Raimundo Colombo, segundo nota do governo estadual. O processo de negociação para a abertura de mercado já cumpriu seis de oito etapas, sendo que as duas últimas são inspeção e habilitação de frigoríficos, e a negociação do acordo comercial entre os dois países.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, Blairo Maggi, deverá visitar a Coreia do Sul em setembro para a concretizar o acordo entre os dois países, segundo o secretário da Agricultura de SC, Moacir Sopelsa. A expectativa da indústria catarinense é que o estado venda pelo menos 30 mil toneladas de carne suína por ano à Coreia do Sul, uma vez que as vendas forem iniciadas. Santa Catarina é o único estado brasileiro com status de livre de febre aftosa sem vacinação concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e também tem status de livre de peste suína clássica pela mesma instituição. O estado é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com 10 mil criadores que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína.



Data da Notícia: 12/07/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.