Porkworld
O USDA concedeu uma licença condicional à Zoetis por uma vacina que pretende ajudar a combater o vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PEDv). A vacina inativada de duas doses, licenciado para uso em grávidas saudáveis (matriz e marrãs), é projetado para ajudá-las a desenvolver anticorpos que podem ser transmitidas aos seus leitões recém-nascidos.
A Zoetis, que anunciou o licenciamento em 3 de setembro, antecipa a vacina e disponibiliza a veterinários e criadores de suínos dentro de um mês.
"Nós, da Zoetis, estamos orgulhosos de oferecer aos nossos clientes, uma vacina para ajudar a combater esta doença devastadora", disse Catherine Knupp, vice-presidente e presidente executiva da Zoetis Pesquisa e Desenvolvimento. "Doenças infecciosas emergentes como a PEDv não só ameaçam a saúde animal, como também os meios de subsistência dos agricultores. Trazendo esta vacina para o mercado rapidamente, em pouco mais de um ano desde que a doença foi identificada nos EUA, exemplifica nosso compromisso de apoiar os veterinários e produtores de gado com vacinas de alta qualidade para responder rapidamente e ajudar a controlar as ameaças evoluindo o complexo de doenças infecciosas emergentes. "
A vacina é administrada por 2 ml de injeção intramuscular (IM) para matrizes ou marrãs antes do parto. Para cada duas doses administradas, três semanas de intervalo são recomendadas. Com a segunda dose administrada, duas semanas de pré-parto. Anteriormente matrizes vacinadas recebiam uma única dose administrada, duas semanas antes do parto. Em média, as fêmeas dão ninhada duas vezes por ano.
A fim de receber a licença condicional, a vacina mostrou ser segura em um estudo de segurança de campo, e foi demonstrada uma expectativa razoável de eficácia. Zoetis está trabalhando para concluir os estudos necessários para obter o licenciamento completo nos EUA.
"Esta vacina é uma parte importante do nosso compromisso de trabalhar com veterinários e criadores de suínos. Ajudando a minimizar o impacto da PEDv em suínos nos seus cuidados", disse Gloria Basse, vice-presidente da Unidade de Negócios US carne suína, Zoetis. "Para alcançar os melhores resultados possíveis, os agricultores devem trabalhar em estreita colaboração com os seus veterinários e Zoetis equipe de serviços técnicos para a implementação da nova vacina em seus programas de biossegurança."
O vírus PEDv foi diagnosticado pela primeira vez nos Estados Unidos, em abril de 2013. Desde então, ela se espalhou para 30 estados e é responsável por mais de sete milhões de mortes em leitões. Há aproximadamente 5,85 milhões de matrizes e marrãs nos EUA. No entanto, o número exato de infectados não é conhecido.
Zoetis continua trabalhando com a Universidade Estadual de Lowa em uma segunda abordagem para ajudar na vacina do vírus PEDv. Os resultados destes programas de pesquisa de vacinas, poderiam ter aplicabilidade em países fora dos EUA, onde o vírus PED foi identificado e ameaça rebanhos suínos e os meios de subsistência dos agricultores que criam e cuidam deles.
O licenciamento da vacina Zoetis marca apenas a segunda licença condicional emitida para o tratamento do vírus da PED, desde que o primeiro vírus foi detectado nos Estados Unidos. A primeira foi concedida em junho, de Iowa empresa Harrisvaccines.