V Seminário DB: Gerente Nacional apresenta evolução da suinocultura e impacto da genética na produtividade

Suinocultura Industrial

"Vamos relatar um pouco da história e da evolução da suinocultura brasileira nos últimos 15 anos, através de uma cronologia dos fatos e também do impacto de nosso genótipo na produtividade geral”, adianta o Gerente Nacional Mario Pires sobre o V Seminário DB Genética Suína, que começa na próxima sexta, dia 20, no hotel Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Com vagas esgotadas antes do prazo, o evento promete reunir a elite da suinocultura na paradisíaca costa baiana para estreitar relacionamento, fazer novos contatos e discutir os rumos do setor, até o dia 23 de março.

Conforme Pires, na primeira etapa do evento serão apresentadas as ações que a DB vem praticando nos últimos anos para se manter na liderança no país. Na sequência, a DB preparou uma série de discussões com um time forte de palestrantes.

“Procuramos abordar assuntos de gestão moderna das empresas trazendo Carlos Hilsdorf, debater as perspectivas do mercado internacional sob o olhar de Adolfo Fontes, além de aprofundarmos sobre um ícone na produção de suínos, a suinocultura dinamarquesa. Finalizaremos com a abordagem sempre crítica e inteligente do Arnaldo Jabor sobre a conjuntura político-econômica atual no Brasil. Com certeza será um evento diferenciado pautado em um objetivo: brindarmos ao nosso maior patrimônio, os nossos clientes!", finaliza.

A proposta inovadora do evento combina conhecimento e lazer, proporcionando o debate de temas conjunturais de forma mais descontraída e informal. E o cenário não poderia ser mais inspirador. Os empresários, produtores, formadores de opinião, agroindústrias e cooperativas serão recebidos em um luxuoso resort com uma vista de encher os olhos e diversas opções de entretenimento.

Liderança na América Latina

Sediada em Patos de Minas, a DB conta com uma estrutura de mais de 10 mil matrizes próprias de linhas puras e 35 mil fêmeas em multiplicação na pirâmide genética, povoando granjas em todo território nacional, onde altera os referenciais de produtividade e impacta no resultado econômico. O grupo mineiro repete no Brasil o mesmo sucesso da parceira dinamarquesa DanBred, que representa o segmento de melhoramento genético da mais organizada e mais produtiva suinocultura mundial.
Após 17 anos de inovação e dedicação ao setor, a DB construiu a maior infraestrutura de melhoramento genético da América Latina. Só nos últimos anos foram investidos 20 milhões no Brasil. Além da aquisição de um novo sistema de avaliação de reprodutores totalmente automatizado, inaugurou a Granja Santa Cruz, com base nas normas de bem-estar animal vigentes na Europa, reunindo conhecimentos avançados e compartilhando-os com as empresas e produtores nacionais.
A confiabilidade dos dados de classificação zootécnica é um dos grandes diferenciais da DB. A empresa mineira avalia milhares de reprodutores em granjas próprias, o que permite mensurar as características de maior impacto econômico, como a conversão alimentar, o ganho de peso diário, avaliação ultrassonográfica de espessura de toucinho, área de olho de lombo e rendimento em carne magra de cada reprodutor.

Programação detalhada

A DB traz o analista da Rabobank Adolfo Fontes para falar sobre as “Perspectivas para o cenário mundial de carne suína em 2015 e 2016”, às 10h20. Fontes atua no desenvolvimento de pesquisas na área de proteína animal no banco especializado no setor de alimentos e no agronegócio, que está presente em 47 países. A instituição financeira conta com uma rede de analistas distribuídos mundialmente que coletam informações e estudam as principais questões que afetam o mercado global.

A partir das 11h30 está aberto o debate com a presença de Fontes, José Antonio Ribas Junior (JBS Foods) e Marcelo Lopes (ABCS).

Na parte da tarde, o economista Carlos Hilsdorf aborda sobre “Os novos desafios da gestão na era atual”. Hilsdorf é reconhecido por sua metodologia pioneira, que trabalha comportamento e negócios, simultaneamente. É autor de Revolucione seus Negócios e dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das cinco melhores obras do gênero e 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, que figurou durante na lista dos livros mais vendidos do país.

O CEO da DanBred Internacional Dinamarca, Thomas Muurmann, apresenta “Estrutura tecnológica e organização na cadeia produtiva da suinocultura: por que a Dinamarca transformou-se em referência mundial na produção, sanidade, genética, exportação e rastreabilidade em suínos?”, às 14h45.

O jornalista Arnaldo Jabor encerra a programação com “Perspectivas para o Brasil”, às 16h. Jabor atua como comentarista político no Jornal da Globo e na rádio CBN desde 1996, onde destila sua dose diária de polêmica. É cineasta, roteirista, escritor, diretor de cinema e TV.



Data da Notícia: 17/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.