V Seminário DB: analista do Rabobank aponta cenário favorável para suinocultura brasileira nos próximos anos

Suinocultura Industrial

2015 promete ser um ano favorável para a suinocultura brasileira. A disponibilidade de grãos com preço competitivo e o status sanitário diferenciado são algumas das vantagens do setor para conquistar ainda mais espaço no mercado internacional. Para falar sobre as “Perspectivas para o cenário mundial de carne suína em 2015 e 2016”, o V Seminário DB Genética Suína traz o analista da Rabobank Adolfo Fontes para palestra no dia 21 de março, às 10h20.

“As projeções do Rabobank indicam um cenário global de oferta ainda restrita para a carne suína, notadamente no primeiro semestre deste ano. Se, por um lado, a oferta não tende a crescer significativamente, por outro, há uma expectativa de aceleração da demanda. A retomada, ainda que lenta, do crescimento econômico global, associada à restrita disponibilidade de carne bovina — que deve direcionar parte da demanda para os suínos — contribuirá para o aumento da procura pela carne suína brasileira”, pontua Fontes.

A crescente demanda mundial, baixa oferta internacional e situações favoráveis ao comércio brasileiro – como o PED e embargo russo- sinalizam para um panorama positivo para as exportações.

“O Brasil já tem demonstrado um excelente controle sanitário, que traz benefícios comerciais em momentos de preocupação global com o vírus PED e com a Febre Suína Africana. Além disso, o país possui um bom relacionamento comercial com importantes importadores — apesar de ainda termos muito espaço para melhorar nesse sentido. Isso, aliado à constante desvalorização do real frente ao dólar deve favorecer as exportações de carne suína brasileira e criar um ambiente propício para a sustentação dos preços no mercado interno”, analisa.

Apesar do cenário positivo, a indústria deve encarar alguns desafios. Conforme o consultor, um dos principais diz respeito às empresas exportadoras que possuem grande parcela de sua receita dependente de poucos destinos. Essa exposição pode representar um risco alto, considerando a instabilidade de alguns mercados, como o russo, por exemplo.

Fontes atua no desenvolvimento de pesquisas na área de proteína animal no banco especializado no setor de alimentos e no agronegócio, que está presente em 47 países. A instituição financeira conta com uma rede de analistas distribuídos mundialmente, que coletam informações e estudam as principais questões que afetam o mercado global.

“Projetamos um crescimento médio próximo a 3% ao ano para as exportações de carne suína brasileira nos próximos 10 anos. As análises consideram a oferta e a demanda mundial, além do potencial produtivo e de exportação dos principais mercados”.


Antes de ingressar no Rabobank, Fontes ocupou por cinco anos o cargo de coordenador de inteligência de mercado para a DSM|Tortuga, além de ter trabalhando na área de pesquisa e consultoria para outras empresas. É professor visitante em consultoria e inteligência de mercado e coautor do livro Inteligência de Mercado: Conceitos, Ferramentas e Aplicações.

Programação

Entre os dias 20 e 23 de março, a elite da suinocultura estará reunida no hotel Iberostar Praia do Forte, na Bahia, para discutir as tendências da suinocultura, estreitar relacionamento com parceiros e fazer novos contatos em um cenário paradisíaco na costa baiana.

A programação inicia com “O papel da DB nos conceitos e na evolução da suinocultura brasileira nos últimos 15 anos”, apresentada pelo Gerente Nacional da DB Mario Pires, no dia 21, às 8h15. A equipe técnica da DB assume a palavra na palestra “Quebrando paradigmas e consolidando novos patamares: evolução dos resultados técnicos na suinocultura brasileira”, às 9h.

Após a palestra sobre “Perspectivas para o cenário mundial de carne suína em 2015 e 2016”, está aberto o debate com a presença de Fontes, José Antonio ribas Junior (JBS Foods) e Marcelo Lopes (ABCS), partir das 11h30.

Na parte da tarde, o economista Carlos Hilsdorf aborda sobre “Os novos desafios da gestão na era atual”. Hilsdorf é reconhecido por sua metodologia pioneira, que trabalha comportamento e negócios, simultaneamente. É autor de Revolucione seus Negócios e dos best sellers Atitudes Vencedoras, apontado como uma das cinco melhores obras do gênero e 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, que figurou durante na lista dos livros mais vendidos do país.

O CEO da DanBred International Dinamarca, Thomas Muurmann, apresenta “Estrutura tecnológica e organização na cadeia produtiva da suinocultura: por que a Dinamarca transformou-se em referência mundial na produção, sanidade, genética, exportação e rastreabilidade em suínos?”, às 14h45. O jornalista Arnaldo Jabor encerra a programação com “Perspectivas para o Brasil”, às 16h. Jabor atua como comentarista político no Jornal da Globo e na rádio CBN desde 1996, onde destila sua dose diária de polêmica. É cineasta, roteirista, escritor, diretor de cinema e TV.

Sucesso de público nos eventos do setor, o Café DB está de volta com o famoso Estate Coffee- café premium produzido no Cerrado mineiro, onde fica a sede da empresa em Patos de Minas-MG. Os cafés especiais são do tipo exportação, com qualidade e origem controladas. Os produtos têm as certificações Rainforest Alliance e Utz Certified, concedidos às empresas que atendem aos parâmetros rigorosos de responsabilidade econômica, social e ambiental.

Voltado para empresários, produtores, formadores de opinião, agroindústrias e cooperativas, o V Seminário DB Genética Suína promete ser de troca de conhecimento e lazer. Com uma vista de encher os olhos, o resort cinco estrelas conta com diversas opções de entretenimento, sistema all inclusive, SPA e campo de golf, além de ser rodeado por uma natureza deslumbrante.



Data da Notícia: 19/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.