Uso de antibióticos na produção animal não causa efeito em humanos, diz estudo

Suinocultura Industrial

O Instituto de Saúde Animal (AHI, na sigla em inglês), apoiou uma pesquisa sobre a resistência humana quanto ao uso de antibióticos e sua relação com a produção animal. O estudo, feito por Centers for Disease Control & Prevention (CDC), mostrou o que já se sabia por algum tempo: A resistência humana a antibióticos não está conectada com a produção animal e seus métodos de criação. De 18 antibióticos testados no estudo, apenas dois podem ter uma possível conexão com a produção animal e a resistência humana.

Apesar do resultado, a pesquisa divulgada pelo AHI defende a eliminação de promotores de crescimento e/ou antibióticos da produção animal com supervisão veterinária. Muitas empresas, nos Estados Unidos, já atuam junto ao FDA para a implementação deste conceito. A resistência aos antibióticos tem sido considerada uma ameaça à saúde pública que os fabricantes de medicamentos para animais, veterinários e produtores de alimentos estão cada vez mais a atentos a esta questão.



Data da Notícia: 18/09/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.