AviSite
No mesmo relatório em que aponta as tendências da avicultura de corte russa em 2015, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) mostra como evoluíram as importações de carne de frango da Rússia no decorrer de 2014. E revela que nos últimos cinco meses do ano o Brasil tornou-se seu principal fornecedor.
Conforme o USDA, em 2014 a Rússia aumentou significativamente as importações de Belarus (cerca de 30%), do Brasil (em torno de 150%), da Argentina (165%), da Turquia (que pela primeira vez atendeu a demanda russa) e Sérvia (cerca de 140% a mais). A despeito, porém, desses aumentos, o volume total importado pela Rússia em 2014 decresceu cerca de 17% em relação a 2013.
O que o USDA mostra (mas não comenta) é que esses altos índices de expansão vieram no rastro do embargo que a Rússia impôs ao frango norte-americano no segundo semestre de 2014. Em decorrência dele, as mais de 130 mil toneladas registradas nos sete primeiros meses do ano (perto de 20 mil/t mensais) ficaram reduzidas a menos de 10 mil toneladas entre agosto e dezembro (pouco mais de 1mil/t mês).
Com o embargo – declarado nos primeiros dias de agosto de 2014 e extensivo à União Europeia e a outros países, além dos EUA – as importações russas sofreram ligeira desaceleração. Mas beneficiaram diversos outros fornecedores. Principalmente o Brasil, cujos embarques médios para a Rússia nos cinco meses finais de 2014 aumentaram 343% em relação ao que foi embarcado nos sete primeiros meses do ano.