AveWorld
Estima-se que 425.300 perus em Minnesota e Dakota do Sul foram afetados em quatro casos novos em que foi detectada a gripe aviária H5N2, afirmou o Serviço Animal e Vegetal de Inspeção Sanitária (APHIS) em 21 de abril. Desses quatro casos, três estavam em Minnesota.
O maior rebanho afetado foi em Wadena County, onde o vírus apareceu em um grupo de 301 mil aves. Este é o primeiro caso confirmado em Wadena County. Outros novos focos em Minnesota foram em Cottonwood County, com 30 mil perus afetados, e em Kandiyohi County, onde 61.000 aves foram afetadas. Cottonwood County registrou dois casos, enquanto Kandiyohi County contabilizou oito.
O caso que ocorreu na Dakota do Sul foi na cidade de Spink County, infectando um rebanho de 33.300 perus. Este é o primeiro caso de gripe aviária na região.
As instalações afetadas foram colocadas em quarentena e as aves na propriedade serão despovoadas.
Até o momento, 17 estados tiveram casos confirmados de gripe aviária. Além de Minnesota e Dakota do Sul, a gripe aviária foi encontrada em Washington, Oregon, Califórnia, Idaho, Nevada, Utah, Montana, Wyoming, Dakota do Norte, Wisconsin, Missouri, Kansas, Arkansas, Iowa e Novo México.