Avisite
O desempenho das exportações de carne de frango nas 15 Unidades Federativas que no decorrer de 2014 realizaram embarques segue sem maiores novidades, exceto pelo fato de algumas dessas UFs começarem a caminhar para a reversão da perda de receita cambial que vinham registrando em comparação ao que obtiveram no ano passado.
Por ora, o único exemplo concreto disso é Santa Catarina que, entre janeiro e agosto, mesmo tendo embarcado volume 3% superior ao de idêntico período de 2013, fechou os primeiros oito meses deste ano com uma receita cambial quase 3% menor.
Pois em setembro essa situação mudou. Graças a um aumento da ordem de 10% no mês, os embarques de Santa Catarina agora registram (nove meses) incremento de quase 6,5%, enquanto a receita cambial, antes negativa, no momento é 1,07% maior que a do ano passado.
Curiosamente, porém, nove UFs continuam registrando queda na receita cambial, ou seja, o número permanece o mesmo registrado até agosto. E isto acontece porque o Distrito Federal - que havia fechado os oito primeiros meses de 2014 com um aumento de mais de 4% na receita cambial – agora soma, em nove meses, redução de 0,39%.
Aparentemente, os comportamentos opostos entre as duas UFs resultam de mudanças logísticas de empresa exportadora, já que Santa Catarina e o Distrito Federal contam com os mesmos operadores.