ACCS
A Região Berço da Suinocultura Brasileira, o Oeste de Santa Catarina, foi atingida por um tornado classificado como “forte”, com ventos superiores a 200 km/h, na véspera do feriado (20/04), durante a tarde. As imagens registradas por moradores de cidades como Xanxerê e Ponte Serrada, localizadas praticamente na entrada da Região Oeste do Estado, mostram o pânico, o susto, e os primeiros prejuízos vistos com a passagem do fenômeno.
O tornado passou por regiões centrais de cidades do Oeste, e não atingiu diretamente as propriedades de suínos localizadas no interior destes municípios. De acordo com o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Xanxerê, Ivanor Gallon, não houveram registros de propriedades afetadas pela força do vento.
“Graças a Deus, não fomos atingidos pelo tornado, nossa Região apenas sofreu os reflexos da falta de energia, de quase 24h seguidas, em alguns pontos. Falta de Energia que fez o produtor correr para manter os seus animais alimentados, pois o estoque de água, por exemplo, não era muito grande. A falta de energia também pode ter afetado o material genético armazenado nas propriedades (sêmen), utilizado para inseminação de suínos. Mas a correria do dia atípico da nossa Região não foi encarado com dificuldade pelos suinocultores, e sim como uma agradecimento por não ter sido nada pior”, completa o suinocultor
Há praticamente seis anos, o Oeste de Santa Catarina passou pelo mesmo fenômeno, os tornados atingiram o Extremo Oeste, cerca de 100 km de distância do local devastado pelo fenômeno neste feriado. A cidade de Guaraciaba, de as propriedades de suínos, foram atingidas. Há registros de animais voando com a força do vento, naquele dia de muita tristeza para a Região.
Relembre o acontecimento, neste link: www.accs.org.br.
A ACCS é solidária às famílias atingidas pela força do vento na Região de Xanxerê. “Estamos à disposição para auxiliar toda essa região que é muito importante para a economia de nosso Estado e país. Desejamos força a cada uma das famílias atingidas”, comenta o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi. O Núcleo Regional de Criadores de Suínos de Xanxerê está à disposição dos suinocultores da Região. O presidente da Regional atende ao telefone: 49 3353 3128 / 49 8832 9235.