Portal Suínos e Aves
Objetivando acabar com o sobrepeso das carcaças resfriadas de frangos, galinhas, aves e galetos, o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União instrução normativa que atualiza o método de parâmetros de avaliação da quantidade total de água.
Segundo a direção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal a normativa protege os direitos do consumidor e evitando que eles adquiram produtos com alto teor de água, processo que ocorre durante o pré-resfriamento por imersão, havendo necessidade de análise a fim de avaliar o sobrepeso dos produtos.
O monitoramento já acontece habitualmente por meio do serviço oficial e pelas empresas fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), através dos programas obrigatórios de autocontrole. A nova normativa visa oferecer maior qualidade ao produto final, levando em consideração a crescimento do mercado avícola nacional e internacional.