Tendências dos grandes importadores de frango até 2024

AviSite

Em estudo no qual procura apontar as tendências das importações mundiais de carne de frango nestes próximos 10 anos (2015 a 2024), o Departamento de Agricultura dos EUA relaciona conjunto de países e blocos econômicos e/ou regionais que deve incrementar suas compras em pouco mais de 28%, índice que representa um adicional de 2,186 milhões de toneladas em relação aos 7,762 milhões de toneladas de 2014 (números preliminares).

Entre os países importadores da relação (que não inclui, necessariamente, todos os grandes importadores mundiais), o USDA sinaliza verdadeira “dança das cadeiras”. Assim, por exemplo, o Japão, atual líder das importações, cai em 2024 para a terceira posição, seu espaço sendo ocupado pelo México. E a Rússia, que até recentemente vinha sendo a maior importadora mundial de carne de frango e ora é detentora do 4º posto, deve continuar importando cada vez menos. Em 2024 tende a cair para a 8º posição (entre os oito países do rol), adquirindo externamente volume quase 65% menor que o de 2014.

Entre os blocos importadores, as posições permanecem inalteradas. E o grande destaque continua com os países do Oriente Médio que, sem considerar a Arábia Saudita, tendem a aumentar suas importações em cerca de 45%.

Porém, é na África que deve se concentrar a maior expansão. Pois, somados os três grupos indicados (Norte da África, países integrantes do CEDEAO e demais países subsaarianos) tem-se uma expansão média, em 10 anos, da ordem de 64% e um volume a importar, em 2024, de 2,241 milhões de toneladas.

Ressalve-se, de toda forma, que esse volume não supera o do Oriente Médio onde, Arábia Saudita inclusa, as importações devem ultrapassar os 3 milhões de toneladas.

 

Carne de frango



Data da Notícia: 27/02/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.