AviSite
Nos últimos 16 anos (2001/2016) as exportações brasileiras de carne de frango apresentaram o comportamento médio mostrado na linha inferior do gráfico abaixo.
Assim, iniciaram o ano com o menor volume do exercício – no 1º bimestre, 14,5% do total anual – e foram se elevando gradativamente nos bimestres seguintes, atingindo o ápice entre julho e outubro. No bimestre final do ano há um recuo, mas com volumes ainda acima dos registrados no primeiro semestre do ano (três primeiros bimestres).
Pois bem: na prática as tendências sempre têm alguma diferença. Mas se o padrão de 16 anos se mantiver no corrente exercício, as exportações de 2017 – tendo como base o que foi exportado no primeiro bimestre de 2017 – terão, aproximadamente, o comportamento sinalizado na linha superior do gráfico abaixo.
Ou seja: enquanto a média mensal dos embarques entre janeiro e fevereiro ficou em 340 mil toneladas, a tendência é de que no segundo semestre não fiquem abaixo das 400 mil toneladas mensais. Com isso, no total, os embarques de 2017 chegarão aos 4,7 milhões de toneladas, aumentando pouco mais de 9% em relação ao ano passado. A acompanhar.