O controle do ambiente interno dos aviários é algo fundamental hoje nas granjas. Com a chegada do verão, as temperaturas no Brasil podem chegar a patamares próximos ou até superiores a 40ºC, com impacto significativo sobre o desempenho produtivo das aves, ou até levar ao aumento da mortalidade.
A missão de manter o interior dos aviários dentro dos limites de conforto térmico é algo cada vez mais tecnologia, principalmente inovações digitais dentro das chamadas 4.0, que envolvem inteligência artificial, conectividade e outras.
Uma granja é um ambiente cada vez mais controlado, seja por meio de sensores, câmeras e microfones que possam captar alterações de comportamento, mudança na qualidade interna do ar ou de umidade, as quais indiquem possíveis problemas.
Essa capacidade preditiva é fundamental para uma forte tomada de decisão pelo produtor, identificando o momento correto de agir, ou até de forma automática, via inteligência artificial e machine learning. Este é um futuro cada vez mais presente nas criações.
Na questão climática, a influência de massas de ar quente, tropical e equatorial, interfere nas condições de clima praticamente o ano todo, com maior intensidade no período de dezembro a março. Estes fenômenos de altas temperaturas e umidade relativa do ar variável interferem negativamente sobre a saúde das aves, colocando-as exatamente fora de sua zona de conforto térmico.
Hoje, a avicultura pode contar com tecnologias precisas para o controle do ambiente e também na previsão de problemas e na antecipação de soluções. Mas, é necessário atenção na hora de se criar um planejamento de ambiência. Não copiar um modelo pronto de outro país e aplicá-lo à realidade brasileira
Isso não se aplica nem dentro do Brasil, onde cada região possui peculiaridades climáticas próprias. Dessa forma, é preciso conhecer o clima da região onde o aviário está instalado, acompanhado de uma análise específica do galpão, para que seja aplicada a melhor solução no controle de ambiência.
Um planejamento bem estruturado reflete em ganhos nos plantéis avícolas, trazendo melhor custo-benefício ao produtor.
Boa leitura!
Humberto Luis Marques
Editor Avicultura Industrial