Tecnocarne destaca pujança do setor de processamento de proteína animal em meio a crise econômica

AgroLink

"Se formos em um shopping, qual a área que sempre tem mais gente? A praça de alimentação. Mesmo com a crise, as pessoas precisam comer. Por isso, esse setor é tão estratégico". As palavras do presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar na abertura da 12ª Tecnocarne na manhã desta terça-feira (11/8) demonstram o clima em que teve início o maior evento da América Latina voltado para o segmento de processamento de proteína animal. A feira vai até quinta-feira (13.08), no São Paulo Expo, e reúne cerca de 500 marcas nacionais e internacionais com as principais inovações tecnológicas e soluções para o setor de carne para a indústria de processamento de carne bovina, suína, aves, peixe, além do leite.

"A crise existe, mas vai passar. Quem olhar para o curto prazo enxerga somente a crise. Porém, quem olha para o médio e longo prazo, diante da crescente demanda da população mundial por proteína animal e do potencial que existe, sabe que precisa continuar investindo para aprimorar os processos na indústria. Feiras como a Tecnocarne proporcionam justamente isso para o empresário: o contato com novos equipamentos e novas formas de gestão, que trazem inovação para o seu negócio", salienta o presidente da Abrafrigo.

O diretor-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Luis Madi afirmou que a Tecnocarne é uma oportunidade para que se tenha contato com uma série de inovações em tecnologia e pesquisas científicas. "Os atributos que devem nortear as pesquisas e o aprimoramento da indústria nos próximos 10 anos são: saudabilidade e bem-estar, sensorialidade e sustentabilidade e ética. São esses os desafios de quem pesquisa e quem produz: fornecer alimentação saudável, saborosa, que seja possível de ser conservada e produzida de forma correta para a crescente população urbana. Hoje comemos melhor, de forma mais saudável e com menos riscos graças aos avanços da indústria de alimentos. E nesse cenário da indústria de alimentos, a proteína animal é estratégica e o Brasil, o país com o maior potencial para suprir a demanda mundial por essa proteína animal", analisa Madi.

Para o diretor da Tecnocarne, José Danghesi, a feira permite visualizar a pujança do setor, com a qualidade dos equipamentos apresentados e o nível de inovação tecnológica que possibilita à indústria ser mais competitiva, eficiente e que atenda às demandas por segurança alimentar.

Inovações para maior segurança alimentar

Dentre as inovações apresentadas pelas empresas presentes na Tecnocarne, as quais representam cerca de 80% do mercado da indústria de processamento de carne no Brasil, destacam-se equipamentos que tornam os processos industriais mais rápidos, seguros e eficientes; equipamentos para abate humanitário desenvolvidos para atender as exigências de bem-estar animal; ferramentas de detecção de adulterantes no leite; testes de DNA para combater a fraude de alimentos; detectores de metais e equipamentos de raio-x para identificar contaminantes nos alimentos, além de conservantes naturais que contribuem para a redução de sódio, baixam o custo de aplicação, mantém as características sensoriais e favorecem uma rotulagem limpa dos alimentos.

Rodada de negócios e ciclo de palestras

Nesta quarta (12.08), a Tecnocarne terá pela primeira vez o Meeting Business, um polo gerador de negócios e conteúdos dentro da feira. É um formato inovador de rodada de negócios, que visa aproximar compradores demandantes de produtos e serviços do setor e empresas participantes do evento. Participam do Meeting Business empresas que congregam importantes setores da feira, como máquinas para processamento de alimentos, embalagens, aditivos e ingredientes, equipamentos para controle de qualidade – processos, entre outros. Os compradores são de empresas de exportação, frigoríficos e indústrias de alimentos, que ocupam cargos decisórios, como presidentes, diretores e gerentes.

Os participantes da Rodada de Negócios terão acesso a um debate restrito aos convidados sobre o "Panorama Mundial do mercado de carnes e Desafios e oportunidades para o mercado de carnes e do Varejo no Brasil" com o Consultor de Desenvolvimento de Vendas e Clientes - Bovinos, Suínos e Aves do Grupo Pão de Açúcar, André Artin Machado e a Coordenadora de Mercados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Marília Campos.

O Ciclo de Palestras gratuitas focadas em inovação terá nesta quarta (12.08) às 14h a apresentação do Case Inovação: Teste de DNA no combate à fraude em alimentos, com Mariana Bertelli, da MYLEUS e às 15h30 a palestra "Inovação e Tendências de Embalagens para Produtos Cárneos", com a pesquisadora Claire I.G.L Sarantópoulos, do CETEA - ITAL

Na quinta (13/8), as palestras começam às 10h30 abordando "A importância da temperatura em expositores refrigerados para a comercialização de carnes no varejo", com o pesquisador José Ricardo, do CTC – ITAL; e às 14h com Thais Moron Machado, do Instituto de Pesca, que trata das "Inovações em Processamento de Pescado".

As vagas são limitadas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas no local durante a feira.

Sobre a Tecnocarne

De 11 a 13 de agosto, a cidade de São Paulo sedia a Tecnocarne & Leite - 12ª Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do Leite, maior evento da América Latina voltado para o segmento de processamento de proteína animal.

Empresas de diversos setores da cadeia industrial da proteína animal recebem mais de 20 mil profissionais qualificados, de mais de 20 países, com alto poder de decisão, proporcionando a plataforma ideal para gerar grandes negócios e novos contatos.

Organizada pela BTS Informa, a Tecnocarne tem o apoio da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (ABIAF), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Associação Brasileira da Indústria de Embalagem Plásticas Flexíveis (ABIEF), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Associação dos Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal (AFRIG), SINDICARNES/SP - Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo, SINDICARNES/PR - Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) – Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

SERVIÇO

12ª TecnoCarne & Leite - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do Leite
Data: De 11 a 13 de Agosto de 2015
Horário: Terça à Quinta das 10h às 19h - Entrada somente até as 18h
Local: São Paulo Expo - São Paulo – SP (Rodovia dos Imigrantes, Km 1.5)
Site oficial: www.tecnocarne.com.br

Sobre a BTS Informa

Parte do Informa Group, a BTS Informa ocupa a segunda posição no ranking das maiores promotoras de feiras de negócios no Brasil, e é a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina. Detentora de um portfólio diversificado, composto por 21 feiras, atua nos mais variados setores da economia, com marcas que são referência em seus mercados de atuação. Entre seus eventos estão: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Agrishow, ABF Franchising Expo, Expo Revestir, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, ExpoVinis Brasil, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Cards Payment & Identification e Vitafoods South America. Na área editorial, é responsável pela publicação das revistas Leite & Derivados, Revista Nacional da Carne, Silk-Screen e Sign - quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.

Para mais informações, visite www.btsinforma.com.br.



Data da Notícia: 12/08/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.