Avisite
Na produção avícola industrial, os pintainhos nascem no incubatório, recebem algumas vacinas e de lá já seguem para os galpões de criação.
Dessa forma, a fase natural de contato com a mãe e com o ambiente é transposta. E é esse contato natural que proporciona a colonização intestinal e a ativação do sistema imunológico dos pintinhos. Assim, as especialistas técnicas da Biogenic, Adriana de Menezes e Karolina Von Zuben, abordam a importância e os benefícios da utilização de suplementos de reforço neonatal a essas aves, ainda no incubatório.
Uma alimentação especial e específica para proporcionar aos pintinhos recém-eclodidos todos os nutrientes e anticorpos necessários, da mesma forma que receberiam se estivessem na natureza, em contato com a mãe.
No trabalho, as especialistas explicam que diversos estudos comprovam a eficiência do fornecimento de uma dieta neonatal durante o período de transporte, evitando o jejum desses animais. “Além de proporcionar maior ganho de peso e conversão alimentar aos 42 dias, também há maior desenvolvimento do intestino delgado em animais que se alimentaram da dieta neonatal, quando comparados aos animais que permaneceram em jejum no período de transporte”, destacam.