Rural Centro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), lançou, no último dia 14 de outubro, programa gratuito de capacitação tecnológica em suinocultura, a distância. Sucesso de procura, o curso contabilizou 400 inscritos apenas na primeira semana.
A capacitação tecnológica do SENAR é voltada para profissionais da suinocultura, técnicos agrícolas, e técnicos que trabalhem como instrutores na área. O objetivo é atualiza-los sobre as principais mudanças e transformações tecnológicas significativas no processo produtivo.
Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a capacitação vai disseminar informações de qualidade para os profissionais da suinocultura, aperfeiçoar técnicas e contribuir para o desenvolvimento do setor. "O mercado exige cada vez mais preparo, a educação a distância é uma ótima alternativa, porque permite o gerenciamento e flexibilização do tempo de quem precisa se aperfeiçoar", disse.
O programa é dividido em dois módulos: Assuntos Gerais na Suinocultura e Produção na Suinocultura. O conteúdo programático trará o panorama da suinocultura brasileira, além de aprofundar temas como o bem-estar animal, medicação de suínos, anatomia e fisiologia reprodutiva suína, inseminação artificial em suinocultura e higiene, segurança e bem-estar do trabalhador das granjas.
"A ideia surgiu em 2012, quando foram realizadas por meio da parceria com o PNDS turmas presenciais de capacitação em suinocultura. Para alcançar um número maior de profissionais decidimos oferecer o curso online", contou a coordenadora de projetos do Senar, Patrícia Machado.
Cada módulo possui carga horária específica, ou seja, o participante não vai precisar concluir todo o programa para receber a certificação. Além disso, os cursos terão atividades de aprendizagem e ações interativas como fóruns e chats. "Com isso, o participante vai poder escolher dentro do programa o conteúdo mais adequado às suas necessidades", explicou a pedagoga e assessora técnica do SENAR, Larissa Arêa.
O programa é divido em 22 aulas, ministrada por consultores da Integrall Soluções. "O objetivo é capacitar o maior número de técnicos para que levem informação de qualidade para o setor produtivo com técnicas moderna e de baixo custo", disse Patrícia Machado.
Inscrições
A capacitação é voltada para quem já tem formação inicial em alguma atividade agropecuária. As inscrições podem ser realizadas no Portal de Educação a Distância do Senar.