Suíno x Milho: poder aquisitivo dos suinocultores se encontra 5,3% inferior ao de 2021

SuiSite

Em agosto houve novo incremento mensal no valor recebido na comercialização do suíno vivo e nova retração no valor dispendido na aquisição da saca de milho que, novamente, melhoraram o poder de compra dos suinocultores.

O acompanhamento mensal realizado pelo SuiSite aponta que desde a abertura do ano tem havido melhora quase consecutiva no poder de compra do suinocultor em relação à matéria-prima: enquanto em janeiro a arroba do suíno adquiria apenas 1,05 saca de milho, em agosto último esse volume subiu para 1,63 saca, representando o maior volume mensal adquirido desde o início do ano passado. Mesmo assim, permanece expressivamente abaixo dos volumes adquiridos no mesmo período de 2019 e 2020.

O acumulado nos primeiros 8 meses em comparação com anos anteriores mostra que o suinocultor segue apresentando perda em seu poder de compra: no período adquiriu com a venda de uma arroba do suíno vivo cerca de 1,31 saca de milho, se confirmando 5,3% abaixo da aquisição alcançada no mesmo período do ano passado.

A comparação com o mesmo período de 2020 aponta que a perda na capacidade aquisitiva dos suinocultores atingiu 30,7%, enquanto sobre o mesmo espaço de meses de 2019 o índice negativo alcançou 37,6%. Ou seja, as perdas prevalecem em comparação com o último triênio.

Fonte: SuiSite

Data da Notícia: 13/09/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.