Suíno x Milho: poder aquisitivo do suinocultor apresenta boa melhora em fevereiro de 2023

Em fevereiro o suinocultor obteve incrementos mensal e anual de, respectivamente, 12,4% e 36,8% na comercialização do suíno vivo. O produtor de milho, por sua vez, sofreu quedas de 0,3% sobre janeiro último e de 12,2% sobre fevereiro do ano passado.

Tomando como base apenas o mês de fevereiro, o resultado é uma boa recuperação no poder de compra do suinocultor em 2023, pois considerando a arroba do suíno vivo e o valor dispendido na aquisição da saca de 60 kg de milho, obteve quase 1,68 saca do grão, quantidade inferior apenas ao mesmo período de 2020.

Mesmo mostrando recuperação, o acompanhamento mensal realizado pelo SuiSite desde 2019 aponta que o poder de compra dos suinocultores ainda segue bem abaixo dos alcançados na maior parte de 2019 e 2020.

O acumulado nos primeiros 02 meses do ano mostra excelente recuperação de 48,5% em relação a quantidade adquirida no mesmo período de 2022, enquanto nos últimos 12 meses – março de 2022 a fevereiro de 2023 – o incremento de volume atinge apenas 12,3% sobre o mesmo período imediatamente anterior.

Fonte: SUISITE

Data da Notícia: 10/03/2023