Suíno: custo de produção na região Sul aponta novo aumento em agosto

SuiSite

O levantamento realizado pela Central de Inteligência de Suínos e Aves – CIAS da Embrapa, indica que o custo de produção do Suíno vivo na região Sul continuou evoluindo em agosto.

Em Santa Catarina o custo subiu para R$7,12, equivalendo a leve aumento mensal e expressivos 41,3% sobre o mesmo período do ano passado. No Paraná o custo subiu para R$7,19, significando índices positivos de 2,1% no mês e de 45,2% em doze meses. O Rio Grande do Sul, por sua vez, apontou aumento abaixo de 1% no mês e de 39,7% sobre agosto do ano passado.

O resultado foi um valor médio regional na casa dos R$7,15, indicando evolução mensal de 1%, enquanto na comparação com agosto do ano passado sinaliza evolução significativa de 42,1%.

Por ora, o custo médio nos primeiros oito meses do ano alcança R$6,93 e apresenta índice positivo de 53,2% sobre o mesmo período do ano passado, impondo pêsado ônus aos produtores suínos que não conseguem repassar o aumento na comercialização do seu produto.

Em setembro, a saca de milho tem apresentando ligeira queda e isso deve culminar em pequena retração no custo suíno.

Fonte: SuiSite

Data da Notícia: 14/09/2021