G1
A falta de milho, principal componente da ração que alimenta animais, vem causando dificuldade para produtores de Santa Catarina. Conforme mostrou o Bom Dia Santa Catarina desta terça-feira (9), a solução para o problema pode chegar com a próxima safra do grão (veja vídeo).
Com o milho escasso dentro do estado, o grão é importado de outros países, como a Argentina. Com isso, os preços são bem mais altos e muitos produtores enfrentam dificuldades financeiras para manter os animais.
A saca de milho é vendida em média a R$ 44, enquanto no mesmo período do ano passado, custava R$ 23,50. Mas a solução para falta do grão pode estar na safra que está iniciando.
"É um número ainda não concretizado, mas teremos um aumento ainda maior na área plantio", afirma Edilmar Wonzi, assessor comercial de uma cooperativa.
Na região Oeste do estado, a plantação do milho deve iniciar na última semana de agosto, quando os produtores plantarão uma quantia ainda maior do grão. Para muitas cooperativas, a expectativa é de aumento na área de plantio, cerca de 8 a 12% em relação ao ano passado.