DCI
A queda do preço das carnes nos últimos meses, potencializada em março pela terceira fase da Operação Carne Fraca, teve reflexo imediato nos valores praticados pelo varejo.
Com os produtores perdendo parte das exportações, o mercado interno ganhou espaço e o preço do frango, em alguns locais, ficou até 20% menor de um mês para outro.
Além de rechear as gôndolas dos varejistas, que puderam fazer promoções de todos os tipos, a queda do preço da carne tem um efeito direto na intenção de compra do consumidor. Segundo o professor de macroeconomia da Universidade de Brasília (UnB) César Longo, o efeito dessa retração tem um impacto bastante positivo para o brasileiro.
“O preço da carne baliza o entendimento do consumidor sobre a inflação. Muito se fala que o varejo não tem crescido porque o brasileiro não percebeu a queda dos preços, mas a tendência é que esse quadro mude a partir de agora”, conta.
De opinião similar partilha o gerente de alimentos da rede de supermercados Tudo em Casa, Emereciano Nunes. De acordo com ele, o preço médio do frango congelado ficou 20% mais barato este mês, muito em função da oferta extra.
Outro fator de redução dos preços é o recuo nas exportações por causa das novas regras de abate halal, que segue preceitos do islamismo. O Ministério da Agricultura pede mais 60 dias para implementação das novas exigências.