Simpósio Sul-Brasileiro ABC+

Iniciou nesta sexta-feira, 3 de maio, em Florianópolis o Simpósio Sul-Brasileiro ABC+: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento reunirá especialistas, produtores e gestores para discutir o futuro sustentável da agricultura na região sul do Brasil. O Simpósio ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e contará com o patrocínio do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
A sigla ABC+ é uma extensão do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, iniciativa do Governo Federal, que promove práticas agrícolas sustentáveis, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e fortalecendo a resiliência do setor agropecuário. O Plano possui metas ambiciosas para a descarbonização e a adoção de tecnologias inovadoras até 2030, reduzindo a emissão de carbono equivalente a mais de 1 bilhão de toneladas no setor agropecuário.
O presidente conselheiro executivo do Icasa, Osvaldo Miotto Junior, ressalta que o evento pretende apresentar as ações dos três Estados do Sul e casos de sucesso em relação às tecnologias ABC. “Um dos principais objetivos do Simpósio é a mobilização de profissionais, entidades do setor e poder público, no incentivo e disseminação de práticas sustentáveis para o setor agropecuário e florestal. Participar, apoiar e manter o aprendizado contínuo com as novas práticas, liderando o papel educativo nas práticas de sustentabilidade de produção está na essência das atividades de nossa equipe técnica do Icasa, no campo e nos municípios Catarinenses”, destacou.
AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO
A agricultura de baixo carbono é um sistema de produção agrícola, com o objetivo de reduzir as emissões de gases, adotando diferentes tipos de medidas, como a conservação do solo, redução do uso de combustíveis fósseis e fertilizantes químicos.
A recuperação de pastagens degradadas e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) são tecnologias de baixa emissão de carbono trabalhadas no Plano ABC, que durou de 2010 a 2020. O programa contribuiu para que o Brasil alcançasse as metas do Acordo de Paris na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Com o encerramento do antigo programa, foi lançado em abril de 2021 o Plano ABC+ 2020-2030 com o objetivo de renovar as metas para os próximos anos.
SIMPÓSIO
Organizado pelos Grupos Gestores Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o simpósio discutirá tecnologias importantes para impulsionar a agricultura de baixo carbono, dentre eles: 

- Recuperação de pastagens degradadas: conjunto de estratégias, práticas agropecuárias, tecnologias e sistemas de produção que possibilitam a recuperação e renovação de pastagens degradadas.

- Integração lavoura pecuária floresta: uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

- Sistemas de plantio direto: práticas agronômicas integradas que viabilizam técnica e economicamente o contínuo semear ou plantar sem preparo prévio do solo, safra após safra, por tempo indeterminado.

- Manejo de resíduos da produção animal:  Uso de Biodigestores

- O evento contará com mesa-redonda com os secretários de Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e cases de sucesso relacionados às tecnologias ABC.

Confira a programação: 

- 8h30 - Recepção e credenciamento

- 9h – Abertura oficial

- 09h30 às 11h10 - Apresentação dos Planos Estaduais ABC+, Resultados e Metas 2030 para a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Sul do Brasil

Coordenadores GGEs Sul e Secretários de Estado da Agricultura:

Santa Catarina - Valdir Colatto

Rio Grande do Sul - Giovani Feltes

Paraná - Norberto Ortigara

Palestrantes:

Coordenador do Grupo Gestor Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+ no Paraná e chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) Breno Menezes de Campos

Coordenador de Gestão Estadual do Plano ABC+ SC Humberto Bicca Neto

Coordenador de Gestão Estadual do Plano ABC + RS Jackson Freitas Brilhante de São José

Moderador - Mario Alvaro Aloisio Verissimo

- 11h10 às 11h20 – Espaço BRDE

- 11h20 às 12h – Palestra o sucesso das tecnologias ABC+ no Brasil

- 12h às 13h30 - Intervalo

- 13h30 às 14h10 – Palestra sobre o Sistemas Integrados (ILPF) Integração Lavoura Pecuária Floresta

- 14h10 às 15h – Palestra sobre Sistemas de Plantio Direto (SPDH) (SPDG)

- 15h40 às 16h40 – Palestra sobre recuperação de pastagens

- 16h40 às 17h30 – Palestra sobre Biometano

- 17h30 às 18h - Coquetel de encerramento

 


Fonte: Cidasc/MB Comunicação

Data da Notícia: 06/05/2024
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.