Simpósio da ACAV fará abordagem científica da avicultura industrial

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) está concluindo os preparativos para a 13ª edição do Simpósio de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, programado para o período de 4 a 6 de outubro no Centro de Eventos do Oceania Park Hotel, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Uma vasta programação científica com 12 palestras e quatro mesas-redondas abordará os temas mais relevantes da avicultura internacional.

Uma das preleções é a “Importância fisiológica para as reprodutoras da qualidade da água”, com a especialista Connie T. Mou. Ela é uma das mais respeitadas cientistas avícolas, especialista nas áreas de criação, avaliação de saúde e bem-estar das aves. Ela estudou nas instituições de ensino superior da Universidade da Geórgia (Ph.D. Gestão Ambiental Avícola, 2020), Virginia Polytechnic State University (M.S. Nutrição de Aves, 2016) e Universidade Estadual de Iowa (B.S. Ciência de Laticínios Animais, 2014).

O coordenador geral do Simpósio, Bento Zanoni, expõe que o Simpósio reunirá grandes especialistas para abordagem dos temas mais atuais e importantes da avicultura industrial brasileira.  “É um momento importante para o agronegócio catarinense e brasileiro, pois traz para a discussão temas relevantes para a avicultura e, ao mesmo tempo, apresenta as inovações que surgem no Brasil e no mundo. Tudo isso com o principal objetivo que é a busca constante do aperfeiçoamento e do nível de qualidade da cadeia produtiva do setor”, realça Zanoni.

O presidente da ACAV, Ricardo Castellar de Faria, ressalta que o objetivo é colocar a avicultura no papel de protagonismo que ela merece. “A iniciativa do Simpósio é parte da jornada em busca da eficiência, da biosseguridade e da construção de cadeias produtivas cada vez mais sólidas. A sanidade também é um desafio. Santa Catarina é livre das doenças mais graves que hoje afetam outros países”, observa, acrescentando ainda que o setor enfrenta constantes desafios, mas continua sendo um segmento que gera emprego, alavanca a economia e promove a segurança alimentar da população.

A edição de 2022 será híbrida, ou seja, em formato presencial e também com transmissão on-line.

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas pelo site www.simposioacav.com.br e mais informações estão disponíveis em https://www.instagram.com/acavsc/.

            PROGRAMAÇÃO GERAL

         A programação inicia na terça-feira (4 de outubro) com o Pré-simpósio da empresa MSD (das 8h às 16 horas) e o evento paralelo da empresa COBB, que trará inúmeras informações importantes entre 16h30 e 18h30.

         A abertura oficial está prevista para as 19 horas. Logo em seguida, haverá a palestra sobre “Sustentabilidade do campo à mesa” com os dirigentes José Antonio Ribas Júnior (JBS), Ricardo Castellar de Faria (Presidente da Acav) e Ricardo Santin (ABPA). Em seguida será servido o coquetel de confraternização.

          Para o dia 5 (quarta-feira) estão agendadas seis palestras e duas mesas redondas:

Das 8h30 às 9 horas - Desafios na capacitação de pessoas para a correta vacinação e erros comuns no processo, com a veterinária e palestrante MSc. Francilane Gomes.

Das 9 horas às 09h30 - Diagnósticos diferenciais de doenças da atualidade através de necropsias, com o palestrante Dr. Eduardo Muniz.

Das 9h30 às 10 horas - Bronquite infecciosa: um panorama após pandemia, com o palestrante internacional de renome para o tema no mundo, Dr. Sjaak de Wit.

         Às 10 horas haverá Mesa-Redonda para abordagem dos temas do Bloco Sanidade com a participação dos três conferencistas. Das 10h30 às 11 horas haverá um intervalo.

         Após o intervalo, nas próximas duas horas (11:00 as 13:00h), a empresa Aviagen promoverá palestras e a disseminação de um vasto conteúdo técnico.

Após haverá intervalo das 13h às 15 horas para almoço.

       As atividades serão retomadas às 15 horas com os nutricionistas responsáveis das casas genéticas com as seguintes palestras:

Das 15 horas às 15h30 – Pontos-chaves de manejo e atualização nutricional (Cobb) com o especialista do setor Vitor Hugo Brandalize.

         Das 15h30 às 16 horas – Pontos-chaves de manejo e atualização nutricional (Hubbard) com Dr. James Samuel Bentley.

         Das 16 horas às 16h30 – Pontos-chaves de manejo e atualização nutricional (Ross) com o zootecnista e mestre Emilio Cura.

        Uma mesa-redonda sobre os temas do Bloco Nutrição reunirá estes debatedores no período das 16h30 às 17 horas.

            QUINTA-FEIRA

       Na quinta-feira (6 de outubro) as atividades iniciam às 8h30 com mais seis palestras e duas mesas-redondas. As palestras do dia serão as seguintes:

       Das 8h30 às 9 horas - A importância fisiológica para as reprodutoras na qualidade da água, com a especialista Connie T. Mou. 

        Das 9 horas às 9h30 - A importância da qualidade dos ovos incubáveis para a qualidade da progênie, com o zootecnista e especialista Cláudio Carvalho.

        Das 9h30 às 10 horas - Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e seus efeitos, nos problemas metabólicos e pós-eclosão, com Dr. Edgar O. Oviedo-Rondón.

         A Mesa-Redonda sobre os temas do Bloco Manejo será realizada das 10 horas às 10h30 com os três palestrantes.

       O lançamento de uma obra científica também faz parte da programação. Às 10h30, os doutores Edgar O. Oviedo-Rondón e Hugo Romero Sanchez farão o lançamento do livro Breeder Management And Nutrition Moving The Industry Forward. Também haverá diálogo com os autores e sorteio de livros durante o lançamento.

       Das 11h30 às 12 horas, tema importante da atualidade mundial, Novos desafios na gestão de pessoas no Brasil e América Latina, será abordado pelo Dr. Mário Penz.

           Das 12 horas às 12h30, Tiago Ponte mostrará insights de como a inteligência artificial está mudando a produção de proteína animal.

           Às 12h30 entra Jean Kurtz, com sua vasta experiência para falar sobre Inovação e tecnologia, o que há de novo na avicultura mundial.

           Das 13 horas às 13h30, a última mesa-redonda debaterá o futuro da avicultura com as pautas do Bloco Inovação.  O encerramento está previsto para as 13h30.

 

Fonte: MB Comunicação

Data da Notícia: 20/09/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.