Setor agropecuário lidera prejuízos por desastres climáticos no RS, avalia CNM

Dados recentes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelam que o setor agropecuário foi o mais impactado pelas recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Até o momento, os danos no setor somam R$ 80,7 milhões. O total de prejuízos no estado alcança R$ 275,3 milhões, com a agricultura e a pecuária sendo particularmente afetadas, registrando perdas de R$ 71,4 milhões e R$ 9,3 milhões, respectivamente.

A CNM aponta ainda que, em 2023, o setor agropecuário sofreu os maiores danos em todo o país devido a desastres climáticos.

O balanço nacional indica prejuízos de R$ 105,4 bilhões, dos quais R$ 53,6 bilhões foram na agricultura e R$ 15,3 bilhões na pecuária. Esses dados destacam a vulnerabilidade do setor agropecuário a eventos extremos, que têm sido exacerbados pelas mudanças climáticas.

Fonte: Agrimídia /Globo Rural

Data da Notícia: 06/05/2024