MB Comunicação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), aderiu ao movimento “Novembro Azul”, que visa chamar atenção sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce com campanhas de conscientização realizadas durante todo este mês.
No Estado, serão realizadas ações de promoção e prevenção por meio do Programa “Porque Saúde é Amor (PSA) de prevenção ao câncer de próstata do homem no meio rural”, a partir deste sábado (7), no município de Urupema e no dia 27 em Bom Retiro, com previsão de atendimento de 500 participantes.
O programa oferece informação sobre a saúde e prevenção do câncer de próstata e demais assuntos de interesse do homem em comunidades rurais, reforçando a importância da qualidade de vida e rompendo preconceitos em relação ao exame.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o PSA é pioneiro no Estado e serve de modelo para o País, reforçando a importância da qualidade de vida. “Por meio da ação, buscamos romper preconceitos em relação ao exame. Quando o produtor rural tem acesso às oportunidades, ele participa e previne várias doenças”, observa.
Os exames que apresentarem alterações patológicas serão encaminhados para tratamento no serviço público de saúde.
CAMPANHA
A campanha “Novembro Azul” foi criada em 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e mobiliza municípios de todo Brasil, colorindo cartões postais de azul e levando a mensagem de conscientização em apoio à ação. O Senar firmou parceria com o Instituto Lado a Lado para disseminar, em seus cursos, os mais diversos materiais informativos na área de saúde, como cartilhas, folders e vídeos, em 2016.
Em andamento em 2015, o programa “Saúde do Homem”, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), implementou ações de promoção da saúde do homem com informações sobre prevenção, tratamento e cura do câncer de pênis e de próstata, além da coleta de exames de sangue (PSA) e exame físico (toque retal).
Nos projetos-piloto realizados em Santa Catarina e em Alagoas, as ações do Senar atenderam 350 produtores e trabalhadores rurais em palestras, 280 em exames de PSA e 135 homens com exames físicos realizados por médicos especialistas. Cerca de 90% desse público nunca havia consultado com um médico urologista. Quando há alterações nos exames de PSA e toque retal, as seccionais da Sociedade Brasileira de Urologia acompanham e encaminham os pacientes às Secretarias Municipais de saúde para o início do tratamento.
PREVENÇÃO
A alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. De acordo com a SBU, anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, o que causa a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.