MB Comunicação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), disponibiliza em dezembro 14 novas turmas de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de educação profissional e tecnológica, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. Desta maneira, o Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
No dia 1º de dezembro iniciará as atividades no curso de agricultor orgânico, modalidade presencial, no município de Lages. Em 2 de dezembro, também em Lages, começará o curso de forragicultor, modalidade presencial. Para o dia 3 de dezembro, em Pinhalzinho, está previsto o início do curso de assistência de planejamento e controle de produção, na modalidade a distância.
Em 4 de dezembro, iniciarão os cursos de assistente de planejamento e controle de produção (a distância) em Cunha Porã, Palmitos, São Carlos e Saudades, ovinocultor (presencial) em Lages e condutor de turismo de pesca (presencial) em Florianópolis.
A partir de 5 de dezembro, começará o curso de assistente de planejamento e controle de produção (a distância) em Riqueza. No dia 7 de dezembro estão previstos os cursos de assistente de planejamento e controle de produção (presencial) em Lages, de aquicultor (presencial) em Balneário Gaivota e condutor de turismo e pesca (presencial) em Balneário Rincão. No dia 8 de dezembro iniciará o curso de aquicultor (presencial) em Joaçaba.
Interessados em participar do Pronatec devem procurar o Sindicato Rural do município ou a Secretaria de Assistência Social do Município (CRAS). Informações também estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3331-9700 ou pelo e-mail pronatec@senar.com.br
PRONATEC
O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, buscando ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional nas áreas de alimentação, indústria, comércio, turismo e tecnologia.
O presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, destaca que são oferecidos, gratuitamente, mais de 60 cursos de formação inicial e continuada nas áreas de recursos naturais, produção cultural e design e produção alimentícia. “A missão da entidade é atender a comunidade por meio dos cursos e desta maneira contribuir para a profissionalização, integração social e a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania”, observa.