Feed & Food
A Sala Itaim do Hotel Tivoli Mofarrej, situado em São Paulo (SP), foi o local escolhido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Brasília/DF) para o lançamento da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). A edição deste ano traz uma conquista inédita: a união de cinco fortes nomes do varejo para estimular e orientar sobre o consumo da proteína.
Juntas, as redes Comper, Grupo GPA (Pão de Açúcar e Extra), Oba Hortifruti e St. Marche (representando o mercado de carnes premium) representam 589 lojas em 18 Estados brasileiros, reunindo 10% do faturamento geral do varejo alimentício do Brasil.
A SNCS será realizada entre 26 de setembro e 12 de outubro. “Temos um produto de extrema qualidade e temos que mostrar que podemos estar em qualquer lugar do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde a população registra um consumo de apenas 15kg/habitante/ano”, justifica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Ele foi o responsável por apresentar a estratégia geral da campanha. O grande foco e diferencial, segundo o executivo, foram os treinamentos realizados nas redes de varejo. Nessas ações, colaboradores tanto de venda quanto de serviços foram orientados quanto à desmistificação e aspectos nutricionais da carne suína; transformação da carcaça para ampliação dos cortes obtidos na peça (chamados de PLU’s); aprenderam sobre argumentos de venda e oficinas gastronômicas, além de assistir a um stand-up motivacional de liderança e vendas.
“Contamos com a parceria de cinco bandeiras com presença expressiva no mercado, ampliando também a segmentação no varejo premium, hortifrúti, hiper e supermercados. Queremos fazer chegar a informação ao público A, B e C, assim como ocorreu com o frango no passado, porque é esse público que acaba ditando as tendências para as outras categorias”, salienta Lopes, ressaltando que a expectativa é aumentar a venda de carne suína em 25% na média.
O lançamento contou com a presença e pronunciamento de autoridades, como o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Blairo Maggi, entre outros. Confira mais informações sobre o evento e a campanha nas próximas reportagens publicadas no portal feed&food.