Secretários de agricultura debatem o setor

PorkWorld

... quer fortalecer o Agronegócio brasileiro em meio a crise.

Medidas para fortalecer o setor agropecuário no País, como defesa animal e vegetal, Plano Safra e extensão rural foram a tônica da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), realizada no dia 19 de fevereiro de 2016, na capital paulista. O encontro, que foi conduzido pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente do Conseagri, Arnaldo Jardim, reuniu secretários e representantes das Pastas agrícolas de 23 Estados, que encaminharão as principais propostas discutidas formalmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o encontro, os secretários receberam a visita do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

De acordo com Arnaldo Jardim, “a pauta reuniu oportunos para este momento em que o País vive, no qual a agricultura tem sustentado a nossa economia. Contudo, este será um ano muito desafiador para o setor e precisamos alinhar algumas questões essenciais para beneficiar os produtores rurais”, avaliou o titular da Pasta paulista. Uma delas é o pedido para que o anúncio do Plano Safra seja plurianual, permitindo que os produtores rurais programem as ações de acordo com o crédito disponível pelo conjunto de medidas.

Outro tema defendido pelo grupo durante o encontro foi a retomada dos repasses do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), cujo montante foi drasticamente cortado no ano passado. “Em 2014, o Ministério da Agricultura despendeu R$ 693 milhões de seguro, o que se reduziu para R$ 282 milhões em 2015. Para se ter uma ideia, a área coberta pelo seguro agrícola no País em 2014 era de 10,8 milhões de hectares contra 2,280 milhões de hectares no ano passado, uma parcela ínfima daquilo que se planta hoje, uma questão que é fundamental para o País”, ressaltou Arnaldo Jardim.

Os titulares das Pastas estaduais também debateram medidas para a implantação definitiva do Plano de Defesa Animal e Vegetal, anunciado pelo governo federal em 2015, reafirmando a necessidade de integração com os Estados. Os membros do Conselho afirmaram ser essencial conceder maior apoio aos serviços de defesa estadual, com o objetivo de fortalecer a sanidade animal e vegetal em todo o País. “Outro ponto necessário é que sejam feitas mais parcerias para permitir que os Estados realizem uma fiscalização por auditagem, por meio da qual as empresas possam se autofiscalizar no seu processo cotidiano”, disse Arnaldo Jardim.

As medidas para aprimorar a extensão rural no País também foram intensamente abordadas durante a reunião em São Paulo. Com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Conseagri defende que a estruturação da política nacional de extensão rural seja feita por meio dos Estados, evitando que seja criada uma nova estrutura nacional, paralela às já existentes regionalmente.

Visita do governador
Durante o encontro, os secretários receberam a visita do governador Geraldo Alckmin, que enfatizou a importância dos temas abordados pelo Conselho e de manter o diálogo entre os representantes estaduais da agricultura, assim como ele mesmo participa regularmente de reunião entre os governadores, em Brasília.

Para o governador, devido às proporções continentais do País, deve haver uma maior delegação de ações do governo federal aos Estados para que possam contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário no País. "O segmento tem mostrado eficiência, competitividade e importância econômica e social, pois é o que está segurando o emprego e a renda do País, contribuindo para a balança comercial, principalmente para a exportação. Temos um potencial fantástico para crescer ainda mais", disse.

Nova gestão do Conseagri - Durante o encontro, a nova diretoria do Conseagri para a gestão 2016-2017 foi eleita, tendo como presidente João Cruz Reis Filho, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, que conduzirá as atividades da entidade no ano de 2016. “Nossa atuação será realizada no sentido de fortalecer ainda mais as ações do Conselho e buscar maior envolvimento e engajamento de todos no período da gestão de quatro anos do secretariado estadual”, afirmou o novo presidente. Eleito vice-presidente da entidade, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, Christino Áureo da Silva, assumirá as atividades no segundo ano do mandato. De acordo com a proposta da nova diretoria, cada região do País será representada por um diretor, com o objetivo de ampliar a representatividade dos Estados. Uma nova reunião deverá ser realizada no próximo dia 29 de março.

Participaram da reunião em São Paulo os secretários estaduais Álvaro José Dumont Vasconcelos (Alagoas); João Vitor de Castro Lino Bonfim (Bahia); José Guilherme Tollstadius Leal (Distrito Federal); Octaciano Gomes de Souza Neto (Espírito Santo); Antônio Flávio Camilo de Lima (Goiás); Márcio José Honaiser (Maranhão); Suelme Evangelista Fernandes (Mato Grosso); Fernando Mendes Lamas (Mato Grosso do Sul); João Cruz Reis Filho (Minas Gerais); Hildegardo de Figueiredo Nunes (Pará); Rômulo Araújo Montenegro (Paraíba); Norberto Anacleto Ortigara (Paraná); Nilton da Mota Silveira Filho (Pernambuco); Christino Áureo da Silva (Rio de Janeiro); Haroldo Abuana Osório (Rio Grande do Norte); Airton Spies (Santa Catarina); e Clemente Barros Neto (Tocantins). O encontro teve ainda a presença de Florindo Dalberto, presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa); Argileu Martins, da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e Inácio Afonso Kroetz, do Fórum Nacional do Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).



Data da Notícia: 23/02/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.