Suinocultura Industrial
Santa Catarina se despede de um grande líder da nossa suinocultura. Faleceu o senhor Clair Eloy Dariva. Suinocultor há mais de cinco décadas, ele foi Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) nos anos de 1986 a 1989 e de 1991 a 1995.
Seu legado dentro da suinocultura jamais será esquecido. Ele foi proprietário da granja São Roque, de Chapecó, por mais de 50 anos.
A ACCS publicou uma nota de pesar, confira na íntegra:
“Grandes Líderes não morrem, simplesmente se ocultam, pois seu legado e ensinamentos continuarão vivos pela eternidade e jamais serão esquecidos”. Esta frase resume um pouco do que foi Clair Eloy Dariva para nossa suinocultura catarinense e brasileira.
Ele presidiu a Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS de 1986 a 1989 e de 1991 a 1995. Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS de 1995 a 1988 na Gestão de Valdomiro Fereira Júnior.
Na sua primeira gestão começou a trabalhar para abrir a ACCS a todos os produtores do Estado, pois a mesma estava somente com a representatividade dos Produtores de Material Genético.
Ele percebeu que isso estava deixando a Entidade limitada e precisava fazer com que ela tivesse maior representatividade, criando núcleos municipais e regionais para que houvesse uma descentralização maior e melhores resultados.
Apesar de ele ter puxado esta bandeira, isso foi concluído no mandato seguinte do outro Presidente, mas a sua visão de começar esta abertura foi muito importante. Um apaixonado pela suinocultura era o que ele sempre falava. Proprietário da granja São Roque de Chapecó, produzia animais de alta genética e sempre que participava de exposições com julgamentos, saia com prêmios pela qualidade de animais que apresentava.
Além da suinocultura, tinha outras atividades ligadas ao agronegócio que era onde ele se identificava. Vai o Homem, mas fica a história. Nossos agradecimentos por tudo que sempre fez pra que nossa Entidade e atividade tivessem sempre o melhor desempenho e rendimento financeiro.
Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da ACCS.