MB Comunicação
O Encontro da Avicultura Catarinense abrirá a EXPOESTE 2015 com debate sobre “O Papel do Produtor no Sistema Integrado”. O evento está programado para esta quinta-feira (8), das 8h30 às 12h30, no pavilhão III, próximo ao Portão 2. A expo-feira voltada para economia e agronegócio segue até domingo (11) no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.
Os números do setor são impressionantes. Com um plantel permanente de 150 milhões de aves, a cadeia avícola industrial abate 1 bilhão de frangos por ano. Dessa forma, Santa Catarina rivaliza com o Paraná na posição de maior produtor e maior exportador nacional de carne de frango, tem mais de 10.000 avicultores produzindo num setor que emprega diretamente 40 mil pessoas e, indiretamente, mais de 80 mil trabalhadores. O Paraná responde por 38% da exportação brasileira e, Santa Catarina, por 37,5%. “A avicultura industrial barriga-verde continuará tendo grande participação no mercado mundial”, assegura o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Ricardo De Gouvêa.
O avicultor é o foco principal do encontro por ser o responsável direto pela ordem da propriedade. Se o produtor não estiver agindo de acordo com a legislação e as normas sanitárias, ao enfrentar algum tipo de ameaça, as consequências não serão apenas dele, mas da agroindústria, do Governo e também da sociedade.
O coordenador geral e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), Cláudio Jorge Kracker, aponta que 95% das doenças que atingem os aviários, são transportadas pelo homem. O Encontro tem como objetivo principal conscientizar os produtores de aves sobre a importância da sanidade animal, da manutenção do status sanitário e a sustentabilidade do setor.
O setor agroindustrial é um dos principais responsáveis por movimentar a economia chapecoense, portanto sua sustentabilidade exerce grande influência social. O presidente do Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc), Valdemar Vicente Kovaleski, acredita que a sociedade precisa estar presente em debates como esse, para que compreenda que o sistema integrado é um trabalho coletivo e pode interferir no dia a dia do cidadão. “O encontro trará visões diferentes para que cada integrante da cadeia produtiva, seja a empresa, o técnico sanitarista, o Governo e o avicultor, exponha seu papel no processo. A partir dessa compreensão esperamos um envolvimento social maior na defesa da avicultura na região”, esclarece.
ABERTURA DO ENCONTRO
A primeira atração do encontro será palestra sobre “Avicultura brasileira no contexto mundial” ministrada pelo diretor de produção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes. O palestrante possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Nutrição Animal pela Universidad Nacional Autonoma de México (1985). É Pós-doutorado pela Universidade de Arkansas (1996). Professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu e atualmente é professor voluntário da mesma Faculdade.
Mendes também representa o Brasil na Associação Latinoamerica de Avicultura, é membro da Câmara Setorial de Milho e Sorgo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É membro do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, membro da Câmara Setorial de Aves e Suínos do MAPA e diretor de produção e técnico científico da União Brasileira de Avicultura. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da carne e da carcaça de frangos de corte. Foi presidente da FACTA (2000/2008), da ALA (2007/2009) e da UBA (2008/2010).
PROGRAMAÇÃO
A partir das 10h15 acontecerá a palestra “Importância da biosseguridade no contexto da região sul” com o diretor de sanidade da ACAV, Paulo Roberto Pelissaro. “A importância do avicultor na cadeia produtiva – visão do Estado” será abordada pelo secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies. Para finalizar a programação acontecerá mesa redonda com a participação do avicultor integrado da BRF Chapecó, Dirceu Luis Carraro e Airton Spies, coordenada por um mediador.
PROMOÇÃO
O Encontro Catarinense de Avicultura é uma realização do Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc) e a Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), com apoio da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), BRF, Aurora e JBS.
EXPOESTE
A feira reunirá 350 expositores e atrairá 40 mil pessoas. A EXPOESTE 2015 será a maior feira de oportunidades de SC na interpretação do seu idealizador, o empresário Auro Antônio Pinto, diretor da Latina Feiras e Eventos.
A EXPOESTE 2015 é organizada pela Latina Feiras e Eventos, T12, Batistello Produções e Eventos, Inteleco, BS Áudio, Inviolável, Sul Eventos, Vale do Sol. A promoção é da Faesc, Sindicato Rural de Chapecó, Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, ACCB e Sebrae, com parceria de Fetaesc, JCI, ACCC. O apoio institucional é da Prefeitura de Chapecó, Governo do Estado, Ministério da Agricultura, Udesc, UFFS, Unochapecó e Unoesc.