Safra 2017/2018 de soja deve bater novo recorde

Diário Digital

Mesmo com condições climáticas não ideais em algumas regiões do país, a safra 2017/2018 de soja do país deve ser recorde e alcançar 118,9 milhões de toneladas, segundo dados do Rally da Safra 2018, que avaliou 1.100 lavouras no país desde o começo do ano. A produtividade média também avançou para 56,5 sacas/ha ante 56,3 sc/ha em 2016/2017. "Se o clima tivesse se comportado como no ano passado, teríamos ultrapassado 120 milhões de toneladas e 57 sc/ha de produtividade", afirma André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult.

Para Pessôa, os dados da safra confirmam que o teto produtivo do país mudou de patamar, com mais fazendas ultrapassando as 50 sc/ha a cada ano. Outro aspecto positivo do ciclo são os aumentos recentes - e inesperados - de preços depois do anúncio de quebra de safra da Argentina. "Como a comercialização estava em um nível baixo, os produtores se beneficiaram disso e hoje ela já está em linha com outros anos", diz o sócio-diretor da consultoria.

A melhora nos preços e na produtividade, além de um câmbio acima do esperado, deve aumentar a rentabilidade do produtor, o que pode se traduzir em mais investimentos para a próxima safra, inclusive com crescimento de 1 milhão de hectares de área cultivada.

Em relação à produção total de grãos, a Agroconsult, realizadora do Rally, estima 232 milhões de toneladas, abaixo do registrado na safra anterior, em grande parte pela redução da safra de milho.



Data da Notícia: 29/03/2018
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.