A Praia do Hermenegildo, com seus 150 km de extensão, enfrenta desafios climáticos, como o aumento da maré, que muitas vezes dificulta o trabalho das equipes de monitoramento. Por essa razão, a prefeitura teme que o número de animais mortos possa ser ainda maior.
Santa Vitória do Palmar está localizada a cerca de 25 km do Uruguai, país vizinho que registrou um grande número de animais marinhos infectados pela gripe aviária no último mês. Nesta época do ano, é comum que esses animais migrem para o litoral do Rio Grande do Sul.
Diante da situação, a prefeitura considera a possibilidade de restringir a circulação de pessoas na beira da praia, aguardando, no entanto, uma diretriz do governo do estado para tomar medidas cabíveis. O prefeito Weillington Bacelo ressalta: “Estamos aguardando o governo do estado, através de nota técnica, para que possamos tomar as medidas cabíveis”.
O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Márcio Madalena, acrescenta: “Em relação à restrição de acesso, é algo que haverá de ser discutido ainda. Nós mantemos a nossa orientação de que as pessoas mantenham distância dos animais que estão à beira do mar, no caso específico dos mamíferos que estão comprovadamente portadores da influenza aviária”.
Na Ilha dos Lobos, em Torres, no Litoral Norte, observou-se uma redução de 80% na ocorrência de animais, possivelmente relacionada à disseminação da doença.