MB Comunicação
Tornar a gestão das propriedades rurais catarinenses mais eficiente está entre as prioridades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Para facilitar esse processo a entidade lançou o programa de Fluxo de Caixa, uma ferramenta de gestão financeira que projeta todas as entradas e as saídas de recursos da propriedade. Com o objetivo de alinhar os conhecimentos operacionais entre os prestadores de serviço em instrutoria para a execução do treinamento, o Senar/SC promove nestaquinta-feira (23), uma reunião pedagógica. O encontro ocorrerá às 8 horas no Hotel Bertaso, em Chapecó.
Será trabalhada a metodologia do fluxo de caixa com foco no levantamento de dados e a utilização da planilha. De acordo com o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, os prestadores de serviço em instrutoria serão os responsáveis por capacitar os produtores rurais no manuseio adequado da ferramenta.
“A intenção do treinamento é preparar os produtores para utilizar uma ferramenta de gestão de fluxo de caixa, na qual deverão ser inseridas informações financeiras da propriedade para organizar os gastos e criar uma base de dados que auxiliará o produtor a administrar com mais segurança. Isso possibilitará que sejam mensurados resultados a médio e longo prazo”, observa Zaluchi.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destaca que o fluxo de caixa é uma ferramenta de fácil elaboração para os produtores e que facilitará na organização e gestão das propriedades. “Servirá para controle e como instrumento na tomada de decisões. Fornece uma visão antecipada das entradas e saídas de dinheiro. O empresário rural conseguirá planejar melhor como e quanto deve investir para a melhoria de sua propriedade”, complementa.
O programa é uma parceria com a o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (SINDICARNE/SC) e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). As capacitações serão promovidas pelo Senar/SC e o material foi desenvolvido por um grupo de trabalho com representantes das agroindústrias associadas ao SINDICARNE e ACAV.
Participarão da reunião pedagógica prestadores de serviço em instrutoria das seguintes empresas: Evolução Treinamentos Ltda, Pensare Treinamento Profissional Ltda, Instrutec Instrutoria Técnica Ltda ME, Plantação Serviços de Agron. Ltda ME, Nova Era Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA, Sp Consultoria Assessoria e Planejamento S/C Ltda, BN Treinamentos Ltda ME e Jamar Instrutoria Ltda ME e também o Sindicato Rural de Chapecó.