Avisite
Embora o avicultor de postura esteja com mercado ajustado e conseguindo alavancar preços no decorrer do mês de fevereiro, a atual evolução de preços das matérias-primas essenciais para a alimentação das aves tem causado aumento no custo de produção.
É o que mostra a relação de troca entre os produtos. Ontem, por exemplo, o avicultor precisou de 10,84 caixas de ovos para adquirir uma tonelada de milho. No mesmo período do ano passado precisou de 9,17 caixas, perda de 15,4% no poder aquisitivo.
A perda no mês de fevereiro não será muito diferente, pois o milho deve fechar o mês com média aproximada de R$32,00/sc, enquanto a caixa de ovos por volta de R$50,00. Ou seja, perda anual de 12,3% na relação de troca entre os produtos.
De qualquer maneira, em relação à média histórica do último quadriênio o saldo é positivo, pois enquanto em fevereiro foram necessários 10,66 caixas para adquirir uma tonelada de milho, na média dos últimos quatro anos foram necessárias 11,33 caixas, melhora no poder de compra de 6,3%.