Canal Rural
A soja atingiu maior valor da história em reais por bushel na Bolsa de Chicago, segundo a INTL FCStone. Segundo o diretor de commodities da consultoria, Glauco Monte, em
entrevista ao Mercado & Companhia desta terça, dia 17, a situação é boa para o sojicultor fechar negócios e as vendas antecipadas da safra 2016/2017 devem entrar no radar.
“A relação de troca está favorável. O preço está bom e nós temos dados que os fertilizantes caíram cerca de 25% em comparação com o ano passado. É o momento para o produtor começar a olhar e antecipar as vendas”, explica Monte.
O consultor de mercado da FCStone sugere que os produtores garantam a compra dos insumos com as negociações antecipadas e guardem o restante para aproveitar novas altas.
Na mesma linha está o analista de mercado da consultoria Safras&Mercado Luiz Fernando Gutierrez. Ele explica que o mês de maio foi de negociações aquecidas para a oleaginosa.
A consultoria Céleres divulgou na tarde de hoje o levantamento de vendas antecipadas no país. Segundo o relatório, as negociações atingiram 16% do total estimado para a safra 2016/2017, mais que o triplo do registrado na média dos últimos 5 anos: 5,2%. O Mato Grosso já comercializou 25% da produção, enquanto o Paraná já tem 20% das vendas adiantadas.