Relação de preços entre boi e frango vivos é a mesma de um ano atrás

AviSite

A despeito de sua recente valorização – mais de 20% em pouco mais de mês e meio – o frango vivo mantém, em relação ao boi em pé, a mesma relação de preços registrada há um ano.

No momento, por exemplo, a cotação alcançada pelo frango vivo corresponde a 27,93% do preço pago pelo boi em pé (equivalente arroba transformada em quilo). E tal relação se encontra apenas 0,19 ponto percentual abaixo dos 28,13% registrados em 5 de agosto de 2014.

Isso vem desde, aproximadamente, meados de junho passado. Antes, a relação era bem pior. No próprio mês de junho o valor do frango vivo chegou a corresponder a menos de 22% do preço do boi. E no início de 2015, o preço registrado - equivalente a 24,5% do preço do boi – ficou quase 8 pontos percentuais abaixo da relação observada um ano antes – 32,33%.

Sob esse aspecto, pois, não é muito correto afirmar-se que o frango valorizou-se, pois o que ocorreu, na verdade, foi apenas a recuperação de perdas que começaram há cerca de um ano, quando o boi passou a experimentar valorização maior que a do frango.

Apesar da recuperação recente, em 2015 o frango vivo tem pouca ou nenhuma chance de alcançar a mesma relação de preços (com o boi) alcançada no ano passado. Na média essa relação está em 24,36%. Em 2014 passou dos 28%.

frango vivo



Data da Notícia: 06/08/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.