Os profissionais de ambos os departamentos participaram do treinamento, realizado na sede do Departamento Regional de Campos Novos. O curso foi ministrado pelas responsáveis regionais pela sanidade avícola de cada departamento: Aracéli Zanandrea, de Campos Novos; Thaisy Färber, de Videira.
O foco do treinamento foram técnicas de necropsia e colheita de amostras para análises laboratoriais para vigilância de influenza aviária e doença de Newcastle, que são as principais doenças de notificação obrigatória em aves. A iniciativa atende à determinação do Departamento de Defesa Sanitária Animal da Cidasc (DEDSA), que também está ofertando um curso online com uma capacitação teórica sobre o assunto.
Houve registro de casos de influenza aviária em países vizinhos e por isso a vigilância está sendo reforçada. A Cidasc tem trabalhado com maior intensidade desde o registro do primeiro caso nas Américas, ainda no ano passado, para evitar que a doença chegue aos aviários catarinenses. Santa Catarina é um dos grandes produtores de carne de aves e também de ovos, sendo a avicultura uma atividade responsável pela geração de empregos e renda em todas as regiões do estado.