Recuo chinês na soja e alta oferta de frango pressionam margens internas

 A dinâmica de formação de preços no agronegócio brasileiro enfrenta pressões simultâneas nas cadeias de grãos e de proteína animal nesta virada de mês. A China adiou novas compras de soja no mercado internacional, operando com 39,4% da sua demanda para os próximos meses já contratada. O recuo estratégico dos compradores asiáticos gera um alerta global sobre o acirramento da disputa comercial entre o Brasil e os Estados Unidos pelo fornecimento do grão, em um momento de entrada da safra norte-americana no mercado.

Refletindo esse cenário de demanda internacional mais cautelosa e concorrência acirrada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para baixo a sua estimativa de exportação de soja do Brasil para o mês de setembro. A alteração nos volumes embarcados evidencia um ajuste na dinâmica de oferta e demanda, forçando as tradings a recalcular margens, custos de armazenagem no mercado interno e estratégias de escoamento portuário para o último trimestre.

Na avicultura, o cenário de pressão sobre as margens se repete, mas por razões estritamente internas ligadas ao alojamento. A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) reportou que a oferta de carne de frango no mercado doméstico registrou um aumento de 9%. Esse volume adicional tem limitado a valorização dos preços do setor nas gôndolas e no atacado. O represamento das cotações ocorre mesmo com as exportações operando em ritmo acelerado, registrando alta de 17,1% em relação aos volumes embarcados no mesmo período de 2025. A dinâmica de formação de preços no agronegócio brasileiro enfrenta pressões simultâneas nas cadeias de grãos e de proteína animal nesta virada de mês. A China adiou novas compras de soja no mercado internacional, operando com 39,4% da sua demanda para os próximos meses já contratada. O recuo estratégico dos compradores asiáticos gera um alerta global sobre o acirramento da disputa comercial entre o Brasil e os Estados Unidos pelo fornecimento do grão, em um momento de entrada da safra norte-americana no mercado.

Refletindo esse cenário de demanda internacional mais cautelosa e concorrência acirrada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para baixo a sua estimativa de exportação de soja do Brasil para o mês de setembro. A alteração nos volumes embarcados evidencia um ajuste na dinâmica de oferta e demanda, forçando as tradings a recalcular margens, custos de armazenagem no mercado interno e estratégias de escoamento portuário para o último trimestre.

Na avicultura, o cenário de pressão sobre as margens se repete, mas por razões estritamente internas ligadas ao alojamento. A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) reportou que a oferta de carne de frango no mercado doméstico registrou um aumento de 9%. Esse volume adicional tem limitado a valorização dos preços do setor nas gôndolas e no atacado. O represamento das cotações ocorre mesmo com as exportações operando em ritmo acelerado, registrando alta de 17,1% em relação aos volumes embarcados no mesmo período de 2025.

Fonte: agrimidia

Data da Notícia: 01/10/2026
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.