Receita da produção animal cresce 5% em 2014, prevê CNA

Avisite

Nas primeiras projeções para o corrente exercício, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) previu que em 2014 o valor bruto (VBP) dos produtos da criação animal deve ficar próximo de R$161,6 bilhões.

Como se trata de uma projeção para um exercício que, por ora, permanece economicamente indefinido, pode-se considerar que o valor apontado não é muito diferente daquele estimado pelo Ministério da Agricultura, que previu VBP animal da ordem de R$152,3 bilhões.

Mas as semelhanças param aí. Pois enquanto o Ministério sugere queda do VBP, a CNA aponta aumento de 5%.

Excetuado o ovo, os outros quatro produtos de origem animais – carnes bovina, suína e de frango e o leite - contribuem para esse aumento. Mas mesmo para o ovo, a redução sugerida pela CNA (-2,6%) é muitíssimo menor que a projetada nas estimativas do MAPA (-30,5%).
Em relação, especificamente, aos dois produtos da avicultura, a CNA prevê:

- Para o frango: aumento de produção de 3,2%, queda no preço médio real próxima de meio por cento e VBP anual 2,8% superior ao de 2013;
- Para o ovo: aumento de 8% na produção, mas queda de quase 10% no preço médio real, o que deve conduzir a um VBP 2,6% menor que o do ano passado.

Detalhe a ressaltar é que está sendo prevista redução de produção tanto da carne bovina quanto da suína. O que, em contrapartida, leva a uma melhora substancial no preço médio de ambas. Uma situação inversa à do frango, que ganha no volume e, obviamente, tende a perder no preço.



Data da Notícia: 17/04/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.