AviSite
Pelos dados da SECEX/MDIC divulgados juntamente com os resultados de agosto, a receita cambial da carne de frango in natura nos oito primeiros meses de 2015 aproximou-se dos US$4,220 bilhões, o que significa que recuou perto de 6% em relação aos mesmos oito meses do ano passado.
Mesmo assim, a carne de frango ampliou sua participação na pauta exportadora brasileira. No ano passado, até agosto, a receita cambial do setor representou cerca de 2,9% da receita cambial total do País. Neste ano essa participação se encontra em, quase, 3,3%, apresentando incremento de cerca de 13% sobre 2014.
Mas não só isso: com a repetição de bons resultados pelo terceiro mês consecutivo, a carne de frango manteve-se como o quarto principal produto da pauta cambial brasileira, atrás apenas da soja em grão, do minério de ferro e do petróleo em bruto. E isso significa que, em relação janeiro-agosto de 2014, galgou duas posições, superando a receita do farelo de soja (4º lugar no ano passado) e do açúcar em bruto (5º lugar).