AveWorld
A perspectiva para a indústria avícola global continua otimista, porém o mercado mundial está sob pressão por causa dos surtos de gripe aviária, de acordo com o relatório da Indústria Avícola Global para o primeiro trimestre de 2015, feito pelo Rabobank.
No relatório, o time de pesquisa responsável pelo setor de alimentos e Agronegócio afirma que a pressão ocorre pela crescente propagação da gripe aviária ao redor do mundo, com novos casos sendo reportados na Ásia, Europa e América do Norte.
“A gripe aviária está se espalhando em todo o mundo, e isso pode afetar fluxos comerciais, especialmente porque o vírus adentrou ainda mais a Europa, até atingir a Hungria, e nos Estados Unidos até os Estados centrais, como o Minnesota, Missouri e o Arkansas. Pactos internacionais, a melhoria da biossegurança, forte fiscalização e sistemas de compensação são necessários para impedir a propagação da doença”, disse Nan-Dirk Mulder, analista de proteína animal do Robobank.
Visão global
O quadro geral para a indústria avícola continua otimista, com várias ações positivas: os altos preços da carne, menores custos de alimentação e contínua demanda na maioria das regiões.
No entanto, os surtos de gripe colocam o setor sob pressão. A instabilidade das taxas de troca e os tumultos em regiões como o Oriente Médio e a Europa Oriental estão levando a menores volumes de troca, preços e mudanças nos fluxos comerciais.
Estados Unidos
Rabobank afirma que o setor avícola nos Estados Unidos tem uma perspectiva favorável, porém algumas incertezas prevalecem. Espera-se que as margens continuem altas em 2015. A maior dúvida do ano é relacionada ao setor de expansão da indústria.
Brasil
O mercado avícola brasileiro começou 2015 otimista, apesar dos desafios de exportação, de acordo com o Robobank. O baixo preço do combustível irá suprir a demanda do Oriente Médio. É esperado que a exportação continue forte em 2015, principalmente por causa da Ásia. As margens também serão beneficiadas pela redução nos custos de alimentação.
Europa
A indústria avícola na União Europeia mostra certa recuperação, e apesar da oferta apertada, a perspectiva é ameaçada pela preocupação com a gripe aviária e pelo fechamento do mercado exportador.
China
A China começa o primeiro trimestre de 2015 com uma contínua luta contra o excesso de oferta em decorrência da gripe aviária e de problemas relacionados à segurança do alimento. Como consequência dos registros de gripe aviária em humanos, o mercado de aves vivas foi fechado. Durante o mês de pico sazonal, os preços do varejo seguiram iguais.
Rússia
O mercado russo continua otimista com relação à baixa oferta. A perspectiva continua forte, com esperadas melhorias nas condições do mercado, devido aos volumes importados limitados e às restrições sobre o crescimento.
Outras regiões
O México tem contínuos problemas com a gripe aviária, e os baixos preços da carne suína vai aos poucos contribuir para o crescimento da carne. A indústria avícola no Japão está otimista, apesar dos surtos de gripe no país. Na Tailândia, a posição na exportação é auxiliada por uma forte moeda tailandesa.