AveWorld
Os fluxos comerciais globais e os preços deverão manter-se sob pressão para o restante de 2015, de acordo com o último relatório trimestral do Rabobank. O impacto a longo prazo pode ser significativo devido a várias proibições comerciais sobre reprodutores nos países importadores. Produtores em países com mercados equilibrados continuam a desfrutar de margens saudáveis. Abordagens globais para lidar com a gripe aviária são mais importantes do que nunca.
O Rabobank espera que os preços permaneçam sob maior pressão nos próximos meses. "Fundamentos da indústria estão enfrentando ventos contrários com os preços de alimentação mais fortes do que o esperado devido a um dólar forte nos EUA, aumento da concorrência com a queda dos preços da carne suína e restrições ao comércio", diz o analista de proteína animal Rabobank Nan-Dirk Mulder. "Os preços de frango inteiro e quartos da perna e pés de galinha estão diminuindo ainda mais, enquanto os preços da carne do peito permanecem relativamente fortes."
O crescimento da oferta é importante em tais condições de agravamento. Isto foi provado por países com saldos de mercado saudáveis em seus mercados como EUA, Brasil, África do Sul e Japão, onde a indústria ainda está fazendo boas margens.
O Rabobank acredita que as abordagens globais para lidar com a gripe aviária são mais importantes do que nunca, com as normas de biossegurança estritas e modelos de negócios da indústria ajustados para lidar com a nova realidade de mercado. Os governos devem seguir as orientações internacionais em matéria de restrições comerciais à base de gripe aviária. Muitos países da Ásia, incluindo a China, que implementaram restrições ao comércio em reprodutores pode ser afetada pela baixa oferta no próximo ano devido à escassez nas cadeias de reprodução.