Puxado pelas despesas com alimentação, custo do frango aumenta quase 200% em uma década

AviSite

Produzido em 2011 a um custo médio de R$1,73/kg, o frango vivo vai completando de 2021 com custo (média dos 11 primeiros meses do ano) de R$5,06/kg, valor que representa incremento de cerca de 192,5% em uma década.

Porém, conforme o levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, apenas um entre os cinco itens levantados evoluiu mais que esse índice, desempenho que puxou para cima o elevado incremento observado: o custo da alimentação, cuja participação no custo de produção aumentou quase 13%, subindo de 67,8% para 75,9% do total.

Parece pouco, mas a variação registrada significou aumento de 231% no custo da alimentação, índice bastante superior ao dos demais itens. Outros custos (item que inclui pintos de um dia e produtos veterinários, por exemplo) aumentaram perto de 118% e a mão de obra 111%, ambos ficando aquém da variação no custo do capital, de mais de 166%, mas ainda menor que o quesito alimentação.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 15/12/2021
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.