MB Comunicação
Credenciadora, paleteada, campereada e crioulaço são as quatro principais modalidades que serão disputadas na Competição Cavalo Crioulo, realizada a partir desta quinta-feira (8) até domingo (11), como evento paralelo a EXPOESTE 2015, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó.
O evento, organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense (NCCCOC), credenciará machos e fêmeas da raça Crioulo para a competição internacional Freio de Ouro 2016, que acontecerá na Expointer (RS) com competidores dos países do Mercosul.
Ao todo são 50 competidores nas quatro modalidades, com a participação de 150 animais. Participam da etapa credenciadora os animais avaliados em mais de R$ 100 mil. Entre os jurados estão Alexandre Suñe, João Arisio e Amilcar P. Rego Neto.
“A competição é importante, principalmente, pela elevada contribuição ao fomento da economia da região, com geração de emprego direto, investimento no transporte, alimentação e medicamentos”, comenta o presidente do NCCCOC, Thiago Luiz Spessatto. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a atividade é responsável pela movimentação econômica de cerca de R$ 1,3 bilhão, com a geração de aproximadamente 240 mil empregos. O Brasil tem 337 mil cavalos Crioulos.
FREIO DE OURO
A prova Freio de Ouro é de avaliação morfológica e funcional de equinos da raça Crioula, organizada e regulamentada pela ABCC, que visa fomentar e valorizar a raça. A prova é realizada em três etapas: credenciadoras, classificatórias e final do Freio de Ouro.
Os animais concorrentes são submetidos a uma prova morfológica e a oito provas funcionais, sendo o desempenho de cada um expresso em pontos. São vencedores os animais que obtiveram a maior pontuação final, resultante da soma da nota morfológica com a média das notas das provas. Garanhões e éguas disputam competições paralelas, mas independentes, com premiações separadas.
Na análise morfológica são observados, entre os itens, o selo racial; a correção da linha superior, angulações e aprumos; a massa muscular e a estrutura óssea; a harmonia e o equilíbrio do conjunto; o biótipo funcional; a masculinidade e a feminilidade; as manifestações de bom temperamento e docilidade.
Na etapa funcional, os concorrentes são chamados a competir por ordem de catálogo nas provas de Andadura, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas e Mangueira. Após, serão reordenados em ordem crescente de pontuação morfológico/funcional até o momento, para disputarem as provas de Campo, Mangueira II e Bayard-Sarmento, quando, então, sofrerão nova reordenação por ordem crescente de pontuação mofológico/funcional para disputarem a prova de Campo II.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira (8) a partir das 8 horas inicia a entrada dos animais no parque de exposições. Às 15 horas haverá concentração de machos.
Na sexta-feira (9), às 8 horas, haverá avaliação morfológica de incentivo. Na sequência, às 11 horas, ocorre admissão morfológica e credenciadora. A partir das 14 horas ocorre prova de morfologia e às 18 horas crioulaço oficial.
Para o sábado (10), às 8 horas tem morfologia credenciadora (machos e fêmeas) e às 10 horas ocorre a prova andadura – figura - volta sobre patas e esbarradas fêmeas. A partir das 14 horas terá a prova andadura – figura – volta sobre patas e esbarradas machos. Na sequência, às 16 horas, ocorre a prova de mangueira machos e fêmeas. Às 17 horas terá prova de campo machos e fêmeas, às 19 horas a campereada oficial e às 21 horas a raspadinha laço dupla – somente com cavalo crioulo.
No domingo (11), as provas iniciam às 9 horas com a final da credenciadora. Às 12 horas haverá entrega de prêmios, às 13h30 paleteada oficial e às 15 horas raspadinha laço dupla – somente com cavalo crioulo.
EXPOESTE 2015
A EXPOESTE 2015 é uma organização da Latina Feiras, Agência T12, Batistello Produções e Eventos, Inteleco, Sul Eventos, Vale do Sol, BS Audio, Inviolável, MB Comunicação e uma promoção da ACCB, Faesc, Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó e Sebrae/SC. Conta com o apoio da JCI Chapecó, Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Oeste Catarinense, Rotary, Verde Vida, SAC, Sincravesc, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Chapecó, UFFS, Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca, do Governo do Estado de Santa Catarina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, UCEFF, Udesc, Unochapecó e Unoesc. Patrocínio da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Brahma e Chapecó Aqui Tudo Acontece.