Projeto de reaproveitamento de efluentes de frigoríficos avícolas recebe prêmio internacional

Avicultura Industrial

O projeto Astax – Tecnologias Sustentáveis de Saneamento com Microalgas, desenvolvida pelos alunos Murilo Canova Zeschau, Ariel Rinnert, Lucas Marder e Juliana Pellizzaro, sob orientação do professor Marcio da Silva Tamanaha, do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi o vencedor do Premio Iberoamericano a la Innovación y el Emprendimiento na categoria Projetos. A entrega será no dia 17 de outubro, no Panamá, durante a XXIII Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e Governo.

O estudo consiste no consiste no reaproveitamento dos efluentes de frigoríficos avícolas para a criação de microalgas que, depois de secas, são incorporadas na ração dos frangos. Esse processo traz benefícios para a criação aviária, uma vez que o composto diminui a mortalidade, aumenta a fertilidade do frango e melhora a qualidade e o aspecto da carne. A tecnologia proposta também traz benefícios para os consumidores porque a carne do frango passa a contar com um carotenóide que é um antioxidante natural.

O projeto foi indicado ao prêmio por ter recentemente vencido o Prêmio Santander Universidades na categoria Biotecnologia e Saúde. Por esta premiação, o grupo receberá R$ 50 mil para financiamento da viabilização de seu projeto e mais uma bolsa de estudos na Babson College (Boston/USA).



Data da Notícia: 07/10/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.