Avisite
O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, acompanhou a entrega do relatório final de implantação do Programa de Compartimentação da Avicultura Brasileira ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, feita na última quinta-feira (5/12), em Foz do Iguaçu, PR, durante a Conferência Mundial da Organização sobre o Ensino da Medicina Veterinária.
Segundo informou Turra ao AviSite, a OIE agora analisará o relatório e no início de 2014 deverá divulgar um parecer sobre o programa brasileiro. “Esperamos que a compartimentação da avicultura brasileira seja aprovada pela OIE até o final do primeiro semestre de 2014. O diretor Vallat nos disse que dedicaria atenção especial a este nosso documento”, comentou.
O presidente da Ubabef disse que a entrega do relatório final do programa de compartimentação da avicultura brasileira foi um momento histórico para o setor. “Este é um projeto piloto, desenvolvido para garantir a segurança sanitária para as aviculturas do Brasil e da Tailândia, país que colaborou conosco na elaboração deste trabalho contra a Influenza Aviária”, revela. “Trata-se de um projeto iniciado em 2008 e que prevê normas muito rígidas para as empresas participantes, justamente para garanti-las livres da Influenza”.
De acordo com Turra, o programa de compartimentação da avicultura brasileira é uma ferramenta que pode ajudar tanto o Brasil como o mundo a se preparar para uma incidência global de Influenza Aviária. “Este é um programa de extremas normas e de custos altos para as empresas que o aderirem. Porém, a segurança é garantida, por conta da alta responsabilidade com que foi elaborado e também por conta da chancela da OIE, assim que for aprovado pelo orgão”, avalia. “Precisamos ter em mente que a principal riqueza da avicultura brasileira, e também da mundial, é a preservação da sua sanidade. Além disso, o Brasil tem destaque entre os outros países produtores de carne de aves e ovos porque a sua produção é superiormente sustentável”.
O AviSite vem acompanhando de perto as negociações e as movimentações do programa de compartimentação da avicultura brasileira. Veja algumas das informações que já foram publicadas sobre o tema: