Produtividade do milho deve chegar a 7,7 toneladas por hectare

G1

Os produtores catarinenses já começaram o plantio da safra de verão e a expectativa é grande para colheita do milho. A produtividade deve chegar a 7,7 toneladas por hectare, quase 8% a mais do que na última safra, como mostrou o RBS Notícias.

“O preço do milho está alto, é altamente lucrativo”, afirma o produtor Riscala Radel Junior. Este ano ele voltou a apostar no grão e vai plantar 128 hectares.

A valorização, além do incentivo do governo do estado, é que tem feito os produtores apostarem no plantio do milho. Com isso, a área destinada ao cultivo do grão será de 374 mil hectares, 5 mil a mais do que na última safra.

A expectativa é de que a produção cresça quase 10%, chegando a 2,9 milhões de toneladas. Ainda é menos da metade do que é consumido no estado com a alimentação de frangos e porcos, mas pode ajudar a diminuir a dependência da importação de milho.

A meta da Secretaria de Agricultura é chegar a 10 toneladas por hectare em quatro anos. Isso já é realidade em propriedades da região de Campos Novos, no Oeste catarinense, onde alguns produtores estão investindo em tecnologia e sementes de alta qualidade.

“Mesmo com estresse hídrico, a cultura vai responder e o produtor vai ter lucro se ele conseguir plantar na palha, utilizar sementes de qualidade e fazer adubação”, explica o técnico agrícola Sílvio Zanon.

A Secretaria de Agricultura também divulgou a previsão para outras culturas de verão que começam a ser plantadas nos próximos meses. Soja e Arroz vão crescer, mas em ritmo menor - veja na tabela ao lado. Já o feijão deve perder ainda mais espaço nas lavouras de Santa Catarina, com redução de 4,5% da área plantada.



Data da Notícia: 26/09/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.