Valor Econômico
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) reafirmou nesta segunda-feira (02) suas estimativas para a produção e exportação brasileira de carne frango em 2014. De acordo com a entidade, a produção de carne de frango no país deve crescer 4% ante 2013, quando devem ser produzidas 12,3 milhões de toneladas do produto.
No caso das exportações, a Ubabef estima que elas crescerão entre 2% e 2,5% em 2014. Segundo a entidade, o Brasil deve fechar este ano com exportações totais de 3,9 milhões de toneladas de carne de frango.
As exportações brasileiras de carne de frango renderam US$ 7,349 bilhões no acumulado do ano até novembro, crescimento de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) compilados pela Ubabef.
Em volume, as vendas externas de carne de frango somaram 3,567 milhões de toneladas no acumulado do ano até novembro, queda de 0,3% ante as vendas registradas em igual intervalo do ano passado, de acordo com a entidade.
Somente em novembro, foram embarcadas 347,7 mil toneladas, alta de 11,4% ante o mesmo período de 2012. A receita com as exportações de carne de frango em novembro cresceram 3,9%, para US$ 678,7 milhões. Por considerar os embarques de carne in natura e industrializada, os dados da Ubabef diferem um pouco dos divulgados hoje pela Secex. A secretaria só compila os dados da carne in natura.
Em comunicado, o presidente da Ubabef, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, afirmou que o resultado das exportações em novembro “foi influenciado pelo tradicional aumento dos embarques no segundo semestre”.